PUBLICIDADE

Movimentos sociais denunciam à ONU remoções forçadas para Copa

27 mai 2013 - 14h05
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Movimentos sociais reunidos na Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) participarão da 23ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que será realizada nesta terça-feira em Genebra, na Suíça. No evento, a representante da Ancop, Larissa Araújo, lançará a campanha "Copa para quem?", com o objetivo de denunciar o que o grupo chama de violações de direitos humanos decorrentes da realização dos grandes eventos esportivos no Brasil nos próximos anos - Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Durante a sessão, a Ancop pedirá que a ONU diga ao governo brasileiro que "pare imediatamente as remoções forçadas e, em parceria com as comunidades afetadas, crie um plano nacional de reparações e um protocolo que garanta os direitos humanos em caso de despejos causadas por grandes eventos e projetos". O grupo também fará um evento paralelo à sessão do conselho, em que lançarão o vídeo da campanha "Copa para quem?".

Segundo a Ancop, as remoções forçadas têm sido o grande drama das famílias brasileiras desde o início das obras para a Copa do Mundo e às Olimpíadas. "Estima-se que pelo menos 200 mil pessoas estejam passando por despejos relacionados aos eventos, o que corresponde a quase um em cada mil brasileiros", diz a entidade. "A ANCOP já submeteu denúncias para a Relatoria Especial e para a Revisão Periódica Universal da ONU em outras ocasiões, que serviram de base para a Resolução13/2010 sobre megaeventos e direito à moradia, para duas cartas sobre o tema (em 2011 e 2012) da Relatoria Especial da ONU para o governo brasileiro, e gerou recomendações específicas do Conselho da ONU ao Brasil durante seu encontro em maio de 2012".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade