PUBLICIDADE

Mortos na região serrana do Rio passam de 350

13 jan 2011 - 10h38
Compartilhar

Os mortos pelas chuvas que devastaram a região serrana do Rio de Janeiro na quarta-feira subiram para 356, e autoridades acreditam que o número possa ser ainda maior, pois equipes de resgate não conseguiam chegar a áreas afetadas após deslizamentos de terra bloquearem acessos, especialmente nos bairros mais afastados de Teresópolis.

A cidade mais afetada pela chuva até o momento foi Nova Friburgo, com 168 mortes, seguida por Teresópolis com 152 e Petrópolis com 36, de acordo com informações da GloboNews.

"Algumas estradas estão sem condições de passar carro", disse Gilberto Júnior, porta-voz da prefeitura de Teresópolis. "A informação que a gente tem é que algumas vítimas ainda estão nessas regiões", acrescentou.

Além das dificuldades de acesso dentro de Teresópolis, as chuvas também dificultavam os contatos por telefone com a cidade de Nova Friburgo, a mais afetada pelas chuvas. Nesta manhã, não chovia na região mas o céu mostrava nuvens carregadas.

A presidente Dilma Rousseff sobrevoará a região serrana do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, na companhia do governador do Estado, Sérgio Cabral, e dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Nelson Jobim (Defesa). Na quarta-feira Dilma assinou medida provisória liberando 780 milhões de reais para a reconstrução das cidades atingidas.

Jobim anunciou na quarta que determinou o envio de um hospital de campanha da Marinha para a região serrana do Rio de Janeiro, o equipamento deve chegar na sexta-feira. Helicópteros da Marinha também ajudarão nos esforços de resgate.

Além disso, o Ministério da Saúde enviará 7 toneladas de medicamentos, o suficiente para atender 45 mil pessoas por um mês.

Também acompanharão a presidente os ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais), Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social). O general José Elito Siqueira, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, também estará presente.

As três cidades atingidas devem voltar a enfrentar pancadas de chuva nos próximos dias, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

(Reportagem de Eduardo Simões e Rodrigo Viga Gaier; Edição de Alexandre Caverni)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade