PUBLICIDADE

Morta em terremoto no Haiti, Zilda Arns pode virar nova santa brasileira

7 ago 2013 - 11h21
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários
A médica Zilda Arns morre em janeiro de 2010, no Haiti, devido ao terremoto que atingiu o país
A médica Zilda Arns morre em janeiro de 2010, no Haiti, devido ao terremoto que atingiu o país
Foto: Pastoral da Criança / Divulgação

A médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, pode se tornar santa da Igreja Católica. O bispo Dom Aldo Di Cillo Pagotto, presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, anunciou que o processo de beatificação de Zilda Arns será aberto em 2015, cinco anos depois da morte da médica, em janeiro de 2010, no terremoto que atingiu o Haiti.

Conheça os candidatos a santos do Brasil

O bispo fez o anúncio durante o congresso nacional da Pastoral da Criança, em Aparecida (SP). Ele explicou que o pleito pela beatificação e santificação não pode ser apresentado antes dos primeiros cinco anos da morte do candidato ao título.

A beatificação é um ato jurídico canônico pelo qual o Papa declara beato um servo de Deus que, após sua morte, sempre foi conceituado pela vivência de notáveis virtudes e de uma vida vivida em santidade. O primeiro passo é pedir que a Congregação dos Santos, em Roma, receba a petição. Com a autorização da Santa Sé, caberá ao bispo diocesano - neste caso, Dom Moacyr Vitti, de Curitiba - postular oficialmente o pleito.

Assim que autorizada, começam a ser tomados os depoimentos sobre o candidato. O processo de beatificação ou santificação não tem prazo para ser finalizado.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade