PUBLICIDADE

Morre virologista da Fiocruz Hermann Gonçalves Schatzmayr

21 jun 2010 - 23h03
(atualizado às 23h35)
Compartilhar

O virologista Hermann Gonçalves Schatzmayr, considerado um expoente da ciência nacional, morreu nesta segunda-feira, por falência múltipla dos órgãos, aos 74 anos, no Rio de Janeiro. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde o pesquisador trabalho por quase 50 anos, declarou luto.

Em sua trajetória, Schatzmayr estudou a pandemia de gripe de 1957-1958 no Rio de Janeiro, participou dos esforços para a erradicação da varíola e do combate à poliomielite (paralisia infantil), além de ter produzido estudos de destaque sobre a dengue. O virologista foi responsável pelo isolamento do vírus 1, 2 e 3 da dengue no Brasil.

Ele ingressou na fundação em 1961, onde atuou como pesquisador. Por mais de 30 anos, comandou o Departamento de Virologia no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que deu origem a diversos centros de referência nacionais e internacionais.

Schatzmayr ocupou o cargo de presidente da instituição entre 1990 e 1992 e criou o plano de saúde FioPrev, sob gestão da instituição de seguridade social da Fiocruz (FioSaúde). Membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e da Academia Brasileira de Ciências, integrou vários comitês internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade