PUBLICIDADE

Morre famoso ladrão de trem Ronald Biggs

18 dez 2013 - 07h20
(atualizado às 07h36)
Compartilhar

Ronald Biggs, o famoso assaltante britânico que fugiu da prisão e morreu 31 anos no Rio de Janeiro, morreu aos 84 anos.

Biggs, que participou da quadrilha que realizou o renomado assalto ao trem pagador de 1963, na Grã-Bretanha, estava internado em uma casa de idosos no norte de Londres, já não falava e tinha dificuldades para andar após uma série de infartos.

Sua última aparição pública foi em março deste ano, durante o enterro de Bruce Reynolds, que também participou do roubo.

O assalto de 30 milhões de libras em valores atualizados (cerca de R$ 120 milhões) foi um dos maiores da história britânica - o dinheiro nunca foi recuperado.

Após 15 meses na prisão, Biggs conseguiu fugir dentro de um caminhão que levava móveis.

Em Paris, ele fez cirurgia plástica e depois fugiu para a Espanha, a Austrália e, finalmente, em 1970, o Brasil.

Ele morou no Rio de Janeiro, onde teve um filho, Mike Biggs, que foi integrante da Turma do Balão Mágico e atualmente vive na Inglaterra, onde mantinha contato com o pai.

Ao todo, ele passou 36 anos vivendo como fugitivo. Em 2001, ele sofreu um derrame no Brasil e resolveu voltar para a Grã-Bretanha.

Ao chegar ao país, ele foi imediatamente preso. Em agosto de 2009, Biggs, que estava doente, foi libertado.

Gentil e generoso

O escritor Christopher Pickard, autor da biografia de Biggs, disse que ele deveria ser lembrado como "um dos maiores personagens dos últimos 50 anos".

Em entrevista ao programa de rádio Today, da Rádio 4 da BBC, Pickard disse que seu amigo era "gentil e generoso" e tinha um grande senso de humor que foi guardado até o final de sua vida.

Biggs foi o primeiro produto da "era da mídia", tendo adquirido fama "enquanto corria pelo mundo".

Durante a época em que ficou foragido, Biggs deu declarações que se tornaram notórias.

Famoso por sua investidas em mulheres, ele certa vez disse:

"Já disseram que desde que fugi tive 2,5 mil namoradas. É preciso lembrar que estou foragido há mais de 30 anos, então eu tenho que ter tido mais do que isso".

A morte de Biggs coincidiu com a estreia de dois filmes para a TV sobre o grande assalto ao trem pagador de 1963. A Robber's Tale e A Copper's Tale estão programados para transmissão na BBC nesta quarta-feira e na quinta-feira.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade