PUBLICIDADE

Moradores da região serrana começam a receber o Bolsa Família

18 jan 2011 - 10h42
(atualizado às 10h49)
Compartilhar

A Caixa Econômica Federal começa a pagar, nesta terça-feira, o benefício do Bolsa Família para 31.773 famílias da região serrana do Rio de Janeiro, atingida pelas enchentes que já provocaram mais de 660 mortes. Os beneficiários que moram nos municípios de Sumidouro, Areal, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto também foram incluídos no programa de antecipação de pagamento de benefícios sociais.

A medida emergencial, adotada para atender as vítimas das chuvas, já havia sido anunciada para as famílias de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O pagamento do Benefício de Prestação Continuada (pago a idosos e pessoas com deficiência) também estará disponibilizado nos sete municípios.

A antecipação do pagamento de benefícios sociais foi anunciada semana passada pelo secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves. A medida foi uma das primeiras definidas para o atendimento emergencial às famílias atingidas pelas chuvas. "Esse auxílio é fundamental para atender às necessidades imediatas das famílias e também para o reaquecimento da economia local", afirma o secretário.

Nesta segunda-feira, Neves também anunciou, durante reunião com os prefeitos de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, que o cadastramento das famílias para receber o Aluguel Social será iniciado esta semana.

"Conseguimos hoje aumentar para 6 mil o número de famílias que receberão o aluguel social. É importante lembrar, no entanto, que este é um benefício transitório, que será pago por 12 meses, até que as famílias estejam integradas aos programas habitacionais que deverão ser viabilizados pelas prefeituras com o apoio dos governos estadual e federal", explicou.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Rua do centro de Nova Friburgo é tomada pela lama

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade