PUBLICIDADE

Missão brasileira visita hospitais na Capadócia em busca de vítimas

Dois balões se chocaram no ar e deixaram ao menos 3 brasileiros mortos

20 mai 2013 - 15h58
(atualizado às 16h34)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ao menos três turistas brasileiros morreram em acidente com balão na região da Capadócia, na Turquia</p>
Ao menos três turistas brasileiros morreram em acidente com balão na região da Capadócia, na Turquia
Foto: AFP

Uma equipe de funcionários da Embaixada do Brasil na Turquia chegou no começo da tarde (horário de Brasília) desta segunda-feira à região da Capadócia para dar assistência às vítimas brasileiras de um acidente com dois balões de ar quente que se chocaram. Os funcionários da embaixada visitam os hospitais em busca de feridos. Segundo a agência de notícias AFP, as duas mulheres que morreram tinham 71 e 65 anos. Um terceiro brasileiro, com 76 anos, morreu no hospital horas depois. Além deles, 10 espanhóis, sete brasileiros, três argentinos, um português e um porto-riquenho ficaram feridos. 

O acidente ocorreu por volta das 6h (horário local). No total, havia 23 pessoas a bordo. Até as 15h35, a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmava a morte de apenas uma brasileira no acidente. Segundo o órgão, trata-se de uma idosa de 71 anos. Outros cinco brasileiros ficaram feridos e foram encaminhados para hospitais da região. Uma equipe da embaixada na Turquia se deslocou para o local do acidente, que fica a cerca de 300 quilômetros da capital. 

A Capadócia é famosa por suas formas geológicas chamadas chaminés de fada. Passeios de balão são uma maneira popular de ver as formações cônicas, criadas pela erosão de cinzas vulcânicas em torno delas. Segundo o jornal local Hurriyet, os balões colidiram no ar por volta das 6h locais (0h no horário de Brasília). Um deles ficou desgovernado e se chocou com o chão na cidade de Ürgüp. Um dos feridos foi identificado como o turista espanhol Agujda Oyada Aristu, que teve lesões graves nas pernas.

Veja queda de balão que causou mortes de brasileiras na Turquia:

Em entrevista à rede de televisão TGRT, Hasan Ünver, prefeito de Nevşehir, cidade de onde partiu o passeio, afirmou que os voos de balão na região não devem ser afetados pelo acidente. "Esses acidentes são fatalidades. Muitas pessoas morrem em passeios de paraquedas ou praticando rafting. Os riscos são menores com balões e a Turquia avalia todas as condições de segurança", afirmou Ünver.

Berço de civilizações antigas e famosa pelas formações geológicas, a Capadócia se popularizou no Brasil após servir de locação para capítulos da novela Salve Jorge, exibida pela TV Globo até a última semana. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade