Brasil

publicidade
20 de janeiro de 2012 • 19h24

Ministro: facilidade de visto para EUA mostra importância do Brasil

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a decisão de facilitar o ingresso de brasileiros que viajam aos Estados Unidos mostra que o Brasil está ganhando importância no cenário mundial. Em entrevista à Agência Brasil, ele afirmou que a medida também pode abrir caminho para que essas facilidades se estendam aos turistas norte-americanos que queiram vir ao Brasil.

"(A medida) É fruto do crescimento econômico do Brasil. Ela abre o caminho para o Ministério das Relações Exteriores, com base no princípio da reciprocidade, oferecer, aos americanos interessados em visitar o Brasil, pacote similar de facilidades."

Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que o governo norte-americano pretende liberar, em alguns casos, viajantes brasileiros da entrevista para concessão do visto de entrada nos Estados Unidos. A medida, que faz parte de um projeto-piloto, inclui ainda cidadãos chineses. Uma comissão do governo norte-americano terá 90 dias para apresentar a Obama o piloto com as regras de funcionamento da medida.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que já foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos, viu a decisão como positiva - principalmente pelo fato de o ministério estar preparando uma visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, a convite de Obama. A viagem deverá ocorrer nos próximos meses.

As entrevistas são parte do processo de concessão de vistos para os EUA. O interessado em viajar para o país deve preencher um formulário na internet e marcar a data da sua entrevista em uma representação diplomática dos Estados Unidos (embaixada ou consulados). No ano passado, foram concedidos cerca de 1 milhão de vistos apenas no Brasil, um aumento de 51% em comparação ao ano anterior.

Agência Brasil