PUBLICIDADE

Ministra da Igualdade Racial comemora símbolo de 'novo Brasil'

22 nov 2012 - 15h54
(atualizado às 17h01)
Compartilhar

A ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), Luiza Bairros, considerou a posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) um momento simbólico. Para ela, o fato de um negro assumir o posto de comando da mais alta Corte do País não deve ser considerado o mais importante, mas é símbolo de um novo Brasil.

Ministro Joaquim Barbosa é o primeiro negro a presidir o Supremo Tribunal Federal
Ministro Joaquim Barbosa é o primeiro negro a presidir o Supremo Tribunal Federal
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação

"Não é o que deve ser ressaltado em primeiro lugar, mas sem dúvida o simbolismo desse momento, para um país que se reconheceu como racista há tão pouco tempo, não pode ser negado", afirmou a ministra. Ainda na opinião dela, a posse de Joaquim Barbosa mostra que o Brasil vem se abrindo para a diversidade. "Para a possibilidade de realização de talentos em qualquer classe social, qualquer grupo racial, foi nesse sentido que trabalhamos ao longo das últimas décadas no Brasil", afirmou.

Assim como a ministra, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, disse que está otimista quanto aos próximos anos com Barbosa à frente do Supremo: "A minha expectativa é igual à da sociedade brasileira, de otimismo". Um grupo de artistas, a maioria deles negros, também compareceu à posse. O sambista Martinho da Vila celebrou a chegada de Barbosa à presidência do STF e, cantando, disse que trata-se de um sonho realizado.

Joaquim Barbosa comandará a Corte pelos próximos dois anos. Também tomou posse, como vice-presidente do STF, o ministro Ricardo Lewandowski. A cerimônia foi presidida pelo decano do Supremo, ministro Celso de Mello.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade