PUBLICIDADE

Ministra afirma que boatos sobre Bolsa Família partiram da oposição

Boatos levaram centenas de pessoas à agência da Caixa Econômica Federal

20 mai 2013 - 14h22
(atualizado às 14h24)
Compartilhar
Exibir comentários

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou nesta segunda-feira, em seu perfil no Twitter, que os “boatos sobre o fim do Bolsa Família deve ser da central de notícias da oposição”. 

Apesar da mensagem, a ministra não aponta detalhes sobre como ou quem especificamente seria responsável por criar e espalhar essa história. Para ela, a situação “revela posição ou desejo de quem nunca valorizou a política”.

No último sábado, boatos levaram centenas de pessoas, em diversas cidades do País, a uma corrida a agência da Caixa Econômica Federal, onde é feito o pagamento do benefício. 

De acordo com a Caixa Econômica Federal, houve tumulto durante a tentativa de saque do benefício em nove agências de Alagoas, 15 da Bahia, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, oito do Piauí e 13 do Maranhão.

Segundo o banco, foi registrada confusão ainda no Rio Grande do Norte e em Sergipe. Até o momento, não foi divulgado o balanço em outras regiões. Mais cedo, a Presidência da República havia relatado também corrida de beneficiários a agências da Paraíba, do Amazonas e do Rio de Janeiro.

No domingo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou nota desmentindo “qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família”. 

Ainda na nota, o ministério afirmou que “assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa”.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez, também no domingo, um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Bolsa Família. 

O Bolsa Família completará 10 anos em outubro deste ano e, atualmente, atende a 13,8 milhões de famílias e a 50 milhões de pessoas. De acordo com Tereza Campello, no início da gestão de Dilma Rousseff o orçamento do programa era R$ 14 bilhões e saltou para os R$ 24 bilhões previstos para 2013. "É um programa que nunca foi contingenciado", declarou.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade