PUBLICIDADE

Ministério publica normas e protocolos das doenças tratadas no SUS

11 nov 2009 - 19h00
Compartilhar

O Ministério da Saúde publicou hoje (11), no

Diário Oficial da União

, normas de elaboração dos documentos e os protocolos clínicos que definem como cada doençadeve ser diagnosticada e tratada no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério pretenderevisar este ano, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, 53 protocolos clínicos e diretrizes terapêuticasjá publicadas e elaborar outros 33.

O Secretário deAtenção à Saúde do Ministério, Alberto Beltrame, disse que ao implantar eelaborar os protocolos, os gestores do SUS contribuirão para aprescrição segura e eficaz dos medicamentos. "Além de sua importânciana qualificação da assistência propriamente dita, os protocolos cumprempapel fundamental nos processos de gerenciamento dos programas deassistência farmacêutica, nos processos de educação em saúde paraprofissionais e pacientes, e nos aspectos legais envolvidos no acesso amedicamentos e na assistência como um todo".

Os protocolos estão sendo atualizados por uma equipe dividida em dez grupos,classificados por especialidades como cardiologia, endocrinologia,ortopedia, hematologia e neurologia. A equipe conta com a participaçãode colaboradores da comunidade científica externos ao ministério. Segundo a Coordenadora de Alta Complexidade do Departamento de Atenção Especializada do Ministério, Maria Inez Pordeus Gaelha, trata-se de pesquisadores e profissionais de diversas áreas que lidamna prática com as doenças cujos protocolos estão em processo deatualização e elaboração.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade