PUBLICIDADE

Ministério envia folhetos sobre doenças infecciosas ao Rio

14 jan 2011 - 14h35
(atualizado às 14h44)
Compartilhar

O Ministério da Saúde distribui, nesta sexta-feira, na região serrana do Rio de Janeiro, 5 mil folhetos com informações e orientações sobre a prevenção de doenças infecciosas que podem ser contraídas após as enchentes, como leptospirose e tétano. Segundo o ministro Alexandre Padilha, o material traz orientações diversificadas, incluindo reparação emocional e cuidados com animais peçonhentos.

"Nossas equipes estão lá não só para prestar socorro, mas também para mobilizar agentes comunitários de saúde para dar essa orientação", disse Padilha, ao comparecer à sede do Hemorio para doar sangue às vítimas.

O ministro também disse que o Ministério da Saúde repassará R$ 8,7 milhões para custear a expansão da assistência hospitalar e os hospitais de campanha na região e que 300 profissionais de saúde foram mobilizados para reforçar o atendimento às vítimas das chuvas nas seis unidades federais do Rio. Além disso, 50 voluntários, entre profissionais da rede treinados para atuar em situações de tragédia, foram deslocados para os municípios atingidos pelas enchentes.

Na quinta-feira, mais de 7 t de medicamentos e insumos para o auxílio às vítimas foram enviados ao Rio. São 30 kits suficientes para atender 45 mil pessoas por um período de um mês, compostos por antibióticos, anti-inflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas.

Para reforçar o atendimento às vítimas, fuzileiros navais iniciaram na tarde de quinta-feira o atendimento médico a feridos em consequência da chuva que atingiu Nova Friburgo, na região serrana. Cerca de 150 militares estão no município. O hospital de campanha estava sendo montado no pátio da prefeitura, nesta sexta-feira, mas o atendimento já acontecia.

A unidade de campanha está equipada com raio x, centro cirúrgico, emergência e ambulância para a remoção de pacientes. Segundo o comandante do hospital, Yerson de Oliveira, essa é a mesma estrutura montada pela Marinha para atender feridos no terremoto do Chile, no início do ano passado.

Fuzileiros também estão ajudando os bombeiros a resgatar vítimas das chuvas em locais de difícil acesso em Nova Friburgo.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Carros ficam sob a lama da enchente que já deixou mais de 500 vítimas fatais em todo o Estado
Carros ficam sob a lama da enchente que já deixou mais de 500 vítimas fatais em todo o Estado
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade