PUBLICIDADE

Ministério: apagão foi causado por linhas entre PR, SP e MG

11 nov 2009 - 10h49
(atualizado às 10h59)
Compartilhar
Fabrício Calado
Direto de Brasília

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta manhã que três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão que atingiu pelo menos 12 Estados na noite de terça-feira. Segundo o secretário, duas das linhas vão do Paraná a Itaberá, no sul de São Paulo, e outra liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais.

Policiais vigiam o presídio de Araraquara, no interior de São Paulo, temendo a fuga de presos durante o apagão
Policiais vigiam o presídio de Araraquara, no interior de São Paulo, temendo a fuga de presos durante o apagão
Foto: Cláudio Dias / Especial para Terra

O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas. O secretário disse que não há mais riscos de apagão e que o sistema está estável.

Segundo o diretor de Itaipu, Jorge Samek, por volta das 22h30 de terça-feira, todas as 18 unidades geradoras da usina da usina começaram a "rodar no vazio", ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. O problema atingiu pelo menos 12 Estados: Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina. Samek não soube informar a causa do apagão.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade