PUBLICIDADE

África

Milhares de congoleses fogem para Uganda após ataque rebelde

13 jul 2013 - 13h40
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque rebelde em um vilarejo no leste da RDC (República Democrática do Congo) fez uma multidão de mais de 30 mil refugiados começar a cruzar a fronteira com a Uganda desde a última quarta-feira.

Segundo as agências de refugiados da ONU, passa de 30 mil o número de congoleses que cruzaram a fronteira fugindo da violência desde o ataque. Porém, fontes das Nações Unidas disseram à BBC Brasil que até a tarde deste sábado o número pode variar entre 30 e 70 mil pessoas.

Organizações humanitárias estariam apenas na fase inicial de distribuição de abrigo e alimento. As pessoas estão cruzando as fronteiras apenas com os pertences que conseguem carregar nas mãos.

O grupo rebelde Forças Democráticas Aliadas é contrário ao governo de Uganda e se estabeleceu em território do leste congolês para operar. Na quarta-feira, a milícia atacou a população civil em Kamango, na região de Beni, no Congo.

Segundo rádios congolesas, eles teriam assassinado um líder local em frente a uma multidão - o que teria provocado pânico generalizado. Contudo, essas informações não foram confirmadas por fontes oficiais.

ONU

O governo congolês tem mais tropas que as Nações Unidas na região. As forças de segurança entraram em confronto com os rebeldes e retomaram a cidade logo após o ataque.

Kamango fica na província do Kivu Norte, uma das regiões mais conturbadas da RDC. Cerca de 50 grupos rebeldes de diversos tamanhos operam na região.

A maioria das tropas Nações Unidas ficam no sul dessa província, estacionadas na região da cidade de Goma, onde se concentram as atividades rebeldes. A possibilidade de deslocar reforços para o norte está sendo estudada.

Neste sábado, o general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz, comandante militar da ONU no país, deslocou um comboio de blindados e veículos leves entre Goma e Katala, a 40 quilômetros ao norte - no coração do território dominado pelo grupo rebelde M23, um dos maiores da região.

A coluna foi acompanhada por helicópteros de ataque das Nações Unidas. Não houve confronto.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade