PUBLICIDADE

Europa

Membro do consulado vai visitar catarinense presa em Londres

28 jan 2013 - 17h09
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Um representante do consulado do Brasil em Londres vai visitar pessoalmente a modelo Fernanda Souza Guiguer, atualmente presa em Londres na cadeia de Holloway. Natural de Criciúma, no sul de Santa Catarina, ela foi presa em 1º de novembro de 2012 acusada de raptar a própria filha de 8 anos - ela é separada do pai da menina, que vive na Itália, e embarcou com a criança em um voo para o Brasil sem a autorização dele, sendo detida na capital britânica.

O corpo do brasileiro Roberto Laudísio, 21 anos, morto pela polícia australiana em março de 2012, foi sepultado em São Paulo
O corpo do brasileiro Roberto Laudísio, 21 anos, morto pela polícia australiana em março de 2012, foi sepultado em São Paulo
Foto: AP

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o funcionário vai visitar Fernanda nesta semana para verificar pessoalmente as condições em que ela está sendo mantida presa e se está sofrendo alguma privação - a modelo está grávida de quatro meses. O companheiro da modelo, Wagner Santos, que foi preso junto com ela no aeroporto de Heathrow, também será visitado.

O monitoramento da situação da jovem já vinha sendo feito há algum tempo, informou o Itamaraty, mas por telefone. Na semana passada, eles entraram em contato com a cadeia de Holloway e reforçaram a necessidade de cuidados especiais com Fernanda. Segundo o ministério, em nenhum momento eles receberam reclamação formal sobre as condições em que a modelo está.

Além disso, segundo o Itamaraty, como a jovem não domina o inglês, o representante vai explicar a ela as regras que o Reino Unido estabelece para a comunicação com a família, o que seria um motivo de reclamação. O ministério afirmou se comunicar frequentemente com a modelo e com parentes.

Histórico

De acordo com a revista IstoÉ, em julho do ano passado, a menina de 8 anos foi levada de Milão, na Itália, onde morava com Fernanda e o padrasto, Wagner Santos, para visitar o pai em Londres. Os pais sempre se entenderam bem e essas seriam apenas mais umas férias da garota com o pai, Rafael Isidoro Vieira. Em setembro, porém, o pai disse que não levaria a filha de volta para a Itália. Diante do anúncio, Fernanda decidiu pegar a menina à força.

Seu atual marido, Santos, teria agredido um irmão de Vieira de 16 anos, que estava com a criança, enquanto Fernanda levou a garota para o carro e fugiu. O pai acionou a polícia e o casal foi preso dias depois no aeroporto da capital inglesa, quando a família estava a caminho do Brasil - o voo Milão-São Paulo fez escala em Londres.

Apesar de ser válida no Reino Unido a decisão da Justiça brasileira de conceder a guarda da criança para Fernanda, leis federais do país impedem que ela faça viagens internacionais com um dos pais sem autorização expressa do outro ou sem permissão judicial.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade