0

SP: MediaOn 2012 discute novas tecnologias e jornalismo

13 nov 2012
14h27
atualizado em 14/11/2012 às 18h28

A 6ª edição do MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online e o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, irão discutir o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta - ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. Os encontros são promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural entre 4 a 7 de dezembro. Em 2012, o evento conta ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.

Além de Amy Mitchell, o MediaOn 2012 contará com as presenças de Eco Moliterno (África Propaganda) e Burt Herman (CEO do Storify)
Além de Amy Mitchell, o MediaOn 2012 contará com as presenças de Eco Moliterno (África Propaganda) e Burt Herman (CEO do Storify)
Foto: Terra

Inscreva-se e participe do MediaOn 2012
Siga o MediaOn 2012 no Twitter
Cadastre-se no Rumos Itaú Cultural

O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne, anualmente profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio. Nas últimas edições, contou com profissionais de veículos como BBC, New York Times, CNN, Globo, Facebook, The Guardian, Pro-Publica, Google, Microsoft, Clarín, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Abril, além de agências, anunciantes e especialistas.

Entre os participantes do MediaOn está Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre "A próxima geração de empresa de mídia". A Copa de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) no o painel "O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil".

A influência da tecnologia na produção, distribuição e customização de conteúdos será tema do painel que reunirá Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012. Outros destaques são Amy Mitchell (Project for Excellence in Journalism), que estará no painel "Mobile: qual o futuro da notícia?" e Guilherme Glezer (Nike), que debaterá "A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital".

Em paralelo ao MediaOn, o Rumos aborda o tema "De gatekeeper ao gatewatcher
", e busca entendimentos para a abundância de informação na internet, que está reconfigurando o jornalismo cultural. Conforme os organizadores do evento, sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos emanciparam o público e o colocaram diretamente em contato com fontes e produtores, sem intermediários.

Nesse contexto, o jornalista de cultura deixa de ser um editor para atuar mais como um moderador, e a perda de influência é apenas um dos dilemas do jornalismo cultural diante da cultura em rede. Portanto, sua reconfiguração é o tema proposto para o seminário, que levará a São Paulo palestrantes como Gumersindo La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.

Fonte: Terra
publicidade