PUBLICIDADE

MediaON

Qualidade do jornalismo é essencial para evolução de novas plataformas

5 dez 2012 - 12h39
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Thiago Tufano
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

O segundo dia da 6º edição do MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online começou com o tema "Mobile - Qual o futuro da notícia?", na manhã desta quarta-feira. O editor-executivo de plataformas móveis do jornal O Globo, Pedro Dória, acredita que, independente da evolução mobile, cada dia mais comum no universo digital, a qualidade do jornalismo ainda é a principal ferramenta dessa transformação mundial.

Pedro Dória falou do futuro do jornalismo nas novas plataformas
Pedro Dória falou do futuro do jornalismo nas novas plataformas
Foto: Fernando Borges / Terra

Siga o MediaOn 2012 no Twitter

"Genuíno é o jornalismo. No fim das contas nossa preocupação é que acreditamos muito que sem qualidade de jornalismo não existe democracia. Para você ter qualidade é preciso uma grande redação. Como fazer com que uma grande redação produza para várias plataformas ao mesmo tempo? Esse é o grande desafio", afirmou Dória.

Durante sua apresentação, o jornalista mostrou o sucesso do aplicativo do jornal O Globo para tablets e afirmou que o Brasil já pode se comparar aos grandes jornais americanos e ingleses que saíram na frente na questão mobile.

"Estamos muito avançados, não só o nosso jornal. Só tenho uma preocupação: o termo mobile está ficando velho muito rápido. Smartphone é um bicho, tablet é outro, são parecidos, mas se comportam de formas distintas. O comportamento do usuário de um é completamente diferente do outro", lembrou Dória.

Quando questionado qual seria o próximo passo do termo "mobile" no universo digital, o especialista afirmou que a cada dia a diferença entre smartphone e tablet ficará ainda mais evidente.

"No celular queremos descobrir cada vez mais uma espaço para serviços e descobrir onde a notícia se encontra com os serviços, ajudar o usuário a se encontrar na cidade, se encontrar no mundo dele em cada necessidade. No tablet queremos descobrir um caminho em que se possa estar em várias plataformas ao mesmo tempo, sem sacrificar qualidade", completou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade