Durante o debate "Quem ganha e quem perde na publicidade", do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), realizado na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, o diretor de marketing da Samsung, Carlos Werner, afirmou que é preciso produzir o próprio conteúdo no atual estágio da comunicação online vivida hoje.
Segundo ele, a sua empresa é hoje uma grande produtora de conteúdo e a conversação com a audiência é imprescindível. "Precisamos estar atentos ao que falam sobre nós para podermos atuar de uma maneira que satisfaça aqueles que discutem sobre os nossos produtos", disse.
Em sua opinião, as mídias sociais são hoje uma fonte de informação realmente importante. "As pessoas, entre si, discutem os produtos, o que as ajuda a tomar uma decisão de compra. Hoje pensamos muito antes de tomar uma decisão de onde colocar o nosso dinheiro para divulgar um produto. Estamos em um processo em que a audiência está bastante fragmentada", disse.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".
A Super Session, que marcou a abertura do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), teve a presença de convidados
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O debate de abertura do 4º MediaOn, entre Aron Pilhofer, editor de conteúdo interativo do New York Times, e Susan Grant, presidente-executiva da CNN News Services, chegou ao consenso que a narrativa em texto está perdendo espaço na internet para novas plataformas
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan Grant disse que a capacidade de integração de conteúdos e de contar a história com outras nuances, que não sejam só o texto, deverá permear os projetos nos próximos anos
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Em relação às mídias sociais, Aron Pilhofer afirmou que o New York Times ainda não chegou a um consenso sobre a melhor forma de utilizá-las
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Para acompanhar a programação, os perfis dos participantes, o blog, vídeos e outras informações do evento acesse http://www.mediaon.com.br
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O encontro, realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural e com transmissão ao vivo pela internet, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A partir da terça-feira, dia 10 de novembro, os painéis estarão abertos para o público, sempre com transmissão ao vivo pela internet
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O jornalista Andre Deak (centro) mediou painel entre o gerente de Serviços Digitais do grupo Clarín, Pablo Mancini (esq.), e o diretor de Infografia e Multimídia da revista Época, Alberto Cairo (dir.)
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Participantes do MediaOn fazem fila antes do painel
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Painel é intitulado "Computadores tablet, e-readers e smartphones - como inovar e produzir conteúdo no mundo digital"
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Para Mancini, o jornalismo atual é consumido em pílulas, enquanto no passado poderia ser comparado a um banquete
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Painel abriu o segundo dia do MediaOn 2010
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Painel atraiu bom público ao Itaú Cultural
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Público acompanha em tempo real as discussões sobre o painel
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Jornalistas participam do segundo dia de debates do MediaOn
Foto: Ricardo Matsukawa / Redação Terra
Publicitários falaram sobre os desafios da comunicação e sobre a infuência da audiência
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Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, afirma que anunciante não está nem aí para conteúdo e audiência
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Paulo Castro fez a mediação do 3º debate do MidiaOn 2010
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Carlos Werner, diretor de Marketing da Samsung, disse que o primeiro lugar que se procura informações sobre as qualidades de um produto é a internet
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Matthew Eltringham (E), da BBC News, e Julian Gallo (D), do Clarín, foram mediados no Painel 4 por Silvia Bassi, publisher da IDG Brasil
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O editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais na BBC News Matthew Eltringham afirmou no Painel 4 que é necessário abrir a cortina e mostrar como o jornalismo é feito
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O painel 4, realizado das 17h30 às 19h, foi o último da quarta-feira, dia 10 de novembro
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Para Julian Gallo, jornalista argentino especializado em tecnologia e meios interativos, o bom jornalismo precisa suspeitar de tudo o que é publicado nas redes sociais
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Painel 7 aborda o fenômeno das redes sociais no Brasil e no mundo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
João Cobra Sander, 13 anos, acompanhou o debate enquanto utilizava o computador para acessar as redes sociais
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A importância das redes sociais na campanha política foi abordada durante o debate
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Público lotou o auditório no encerramento do MediaOn 2010
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Tas e Joe Penna conversam, pelo vídeo, sobre as novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Joe Penna, que fez uma participação por vídeo direto dos Estados Unidos, disse que trabalha para empresas brasileiras ou americanas livremente