PUBLICIDADE

MediaON

'Rumos' debate mudanças no jornalismo cultural a partir de quarta

26 nov 2012 - 11h13
(atualizado às 11h57)
Compartilhar

Evento que ocorrerá paralelamente ao MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online - o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural abordará, entre os dias 5 e 7 de dezembro, o tema "De gatekeeper ao gatewatcher", buscará responder "como a abundância de informação na internet e o acesso fácil e rápido a esse conteúdo altera o papel do jornalista?".

Inscreva-se e participe do MediaOn 2012

Siga o MediaOn 2012 no Twitter

Cadastre-se no Rumos Itaú Cultural

Promovido pela Terra, o seminário pretende analisar a reconfiguração do papel do jornalista cultural diante da cultura em rede, projetada por sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos, que colocam o público em contato direto com fontes e produtores, sem intermediários.

Tratando o jornalista cultural não mais como o responsável por barrar alguém ou alguma obra, e sim como um observador do que está repercutindo no mundo virtual, o evento tratará dessa perda de influência. Para contribuir com o debate, o seminário, que tem curadoria de Cristiane Costa e a consultoria de Fabio Malini e José Geraldo Couto, convocou palestrantes como Gumersindo La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.

A mensagem no novo contexto digital

Um dos principais destaques do MediaOn é a presença de Amy Mitchell (Project for Excellence in Journalism), que estará no painel "Mobile: qual o futuro da notícia?", e Guilherme Glezer (Nike), que debaterá "A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital".

Além disso, a influência da tecnologia na produção, distribuição e customização de conteúdos será tema do painel que reunirá Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012.

Entre os participantes do MediaOn estão ainda Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre "A próxima geração de empresa de mídia", e a Copa de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) no painel "O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil".

Philip DeBevoise, fundador do Machinima, falará na abertura do evento em São Paulo
Philip DeBevoise, fundador do Machinima, falará na abertura do evento em São Paulo
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade