PUBLICIDADE

MediaON

"Ninguém vai calar a boca do Romário", diz jornalista inglês

5 dez 2012 - 20h54
(atualizado às 21h01)
Compartilhar

Thiago Tufano
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

Andrew Jennings disse durante o MediaOn que ninguém irá calar o "Baixinho"
Andrew Jennings disse durante o MediaOn que ninguém irá calar o "Baixinho"
Foto: Fernando Borges / Terra

O jornalista inglês Andrew Jennings, autor de diversas investigações sobre corrupção na Fifa e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), envolvendo principalmente os brasileiros Ricardo Teixeira e João Havelange, além do suíço Joseph Blatter, elogiou nesta quarta-feira a atitude do ex-jogador e agora deputado federal Romário. Segundo o jornalista, o "Baixinho", como o próprio Jennings disse, é o autor da melhor notícia a respeito da administração do futebol nacional até hoje.

Siga o MediaOn 2012 no Twitter

O deputado anunciou hoje que reuniu o número de assinaturas necessárias para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CBF. Ele vai protocolar o requerimento na Secretaria Geral da Mesa, no subsolo do anexo principal da Câmara dos Deputados. Para abrir uma CPI, a Câmara exige apoio de um terço dos deputados, ou seja, 171. O ex-atacante conseguiu 188 nomes em cerca de 24h - fez tudo pessoalmente, conversando com os deputados desde as 15h de ontem.

"Isso é brilhante. Ele foi, conversou com as pessoas e está tentando fazer acontecer. Eu não achava que Romário fosse conseguir as assinaturas e fiquei muito feliz em saber que eu estava errado. Isso é muito bom e vou estar sempre olhando. Ninguém pode calar a boca dele", afirmou Jennings, durante a 6º Edição do MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online.

Sempre brincalhão e jogando com metáforas, o descontraído jornalista investigativo fez questão de afirmar que não conhece Romário, apenas a carreira do ex-atleta como jogador. "Não me importo, não sei se ele estrangula o filho ou arranca perna de gatinhos", brincou Jennings. "Ele está fazendo o que ele tem que fazer. Esse cara, o Baixinho, não tem medo de nada e de ninguém. O Blatter não pode chegar e falar que ele não sabe falar sobre futebol. Ele jogou em vários lugares e conhece bem o futebol. Foi um atleta excepcional, mas isso não faz dele uma pessoa honesta ou boa", destacou.

Jennings afirmou que encontrou o atual deputado federal apenas uma vez e que o contato foi difícil por não falar português, já que Romário também não fala inglês. "Quando me encontrei com ele estivemos juntos por três horas em Londres. Eu conheço a carreira dele como jogador de futebol. Eu sei que o Romário está falando as coisas certas em Brasília. Todas as pessoas que falam que o Brasil deveria ter ingressos mais baratos está no caminho certo. Mas é só um voto no Congresso", lembrou.

Evento

Junto com a 6ª edição do MediaOn ocorre o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural. Os eventos irão discutir o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta - ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. Os encontros são promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural até a próxima sexta-feira. Em 2012, o evento conta ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.

O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne anualmente profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio. Nas últimas edições, contou com profissionais de veículos como BBC, New York Times, CNN, Globo, Facebook, The Guardian, Pro-Publica, Google, Microsoft, Clarín, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Abril, além de agências, anunciantes e especialistas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade