PUBLICIDADE

MediaON

"Não podemos ficar no século XIX", diz jornalista espanhol

5 dez 2012 - 21h45
(atualizado em 6/12/2012 às 02h06)
Compartilhar

Thiago Tufano
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

Lafuente afirmou que no mundo do jornalismo não é possível ficar na margem do século XIX
Lafuente afirmou que no mundo do jornalismo não é possível ficar na margem do século XIX
Foto: Fernando Borges / Terra

O jornalista espanhol Gumersindo Lafuente, que participou da abertura do Rumos - 4º Seminário Internacional Rumos do Jornalismo Cultural -, em São Paulo, afirmou que no mundo do jornalismo, não é possível ficar na margem do século XIX, em uma analogia ao momento de transição vivido com as novas plataformas de tecnologia para a veiculação de notícias.

"Há jornalistas com um pé na margem antiga, outros na nova. É preciso saltar. Não podemos ficar na margem do século XIX, senão vamos morrer", disse ele, que até dois meses atrás reformulou o serviço online do jornal espanhol El País.

De acordo com ele, atualmente, os jornalistas perderam o seu púlpito, em que eram praticamente intocados e, a partir de agora, precisam cada vez mais dialogar com a sua audiência.

"Nós precisamos respeitar o nosso trabalho. Se fizermos bem o nosso trabalho ou tentarmos fazer bem o nosso trabalho, as críticas são melhor aceitas. O jornalista atual tem obrigação de fazer um acompanhamento dos leitores das suas histórias", afirma.

Ele diz que a internet é uma ferramenta poderosa para que os jornalistas possam fazer o seu trabalho. "Eu suponho que acontece a vocês como a mim. De saber do que acontece pelo Twitter. À imprensa cabe trazer o diferencial, que é a interpretação, a análise, o controle do poder, as coisas mais clássicas do jornalismo", disse.

Evento

O 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural ocorre junto com a 6ª edição do MediaOn. Os eventos discutem o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta - ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. Os encontros são promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural até a próxima sexta-feira. Em 2012, o evento conta ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.

O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne anualmente profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio. Nas últimas edições, contou com profissionais de veículos como BBC, New York Times, CNN, Globo, Facebook, The Guardian, Pro-Publica, Google, Microsoft, Clarín, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Abril, além de agências, anunciantes e especialistas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade