PUBLICIDADE

MediaON

MediaOn: workshop ensina a fazer games a partir de notícias

6 dez 2012 - 07h41
(atualizado às 07h43)
Compartilhar

Em seu terceiro dia, a 6º edição do MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online - promove nesta quinta-feira uma oficina de newsgames, em que os participantes aprenderão a criar protótipos baseados em eventos do noticiário. Desenvolvedor do primeiro videogame oficial para uma campanha presidencial americana, Gonzalo Frasca, ministrará o curso, que iniciará às 9h, com uma duração de mais de quatro horas.

Siga o MediaOn 2012 no Twitter

Frasca foi diretor criativo da Powerful Robot Games, estúdio que tem a Pixar e a Disney como clientes. Ele é titular da cadeira de Videogames da ORT Universidade de Montevideo. Com a premissa de que não é preciso ser programador ou gamemaníaco para participar do evento, o workshop que vai trazer técnicas para comunicar ideias a partir de jogos digitais e não digitais, além de apresentar os mais importantes trabalhos desenvolvidos neste novo campo do jornalismo.

Como as 20 vagas disponíveis para a oficina esgotaram, uma nova turma foi montada para a sexta-feira, das 9h às 13h30. Neste dia, o workshop será realizado dentro da programação do Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural.

Mediaon

O MediaOn reúne profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor, como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como o mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio.

Rumos e a abundância cultural

Em paralelo ao MediaOn, o Rumos aborda o tema "De gatekeeper ao gatewatcher
", e busca respostas para a abundância de informação na internet, que está reconfigurando o jornalismo cultural. Sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos ampliaram o público e o colocaram diretamente em contato com fontes e produtores, sem intermediários, cabendo ao jornalista de cultura deixar de ser um editor para atuar mais como um moderador.

A perda de influência é apenas um dos dilemas do jornalismo cultural diante da cultura em rede. Por isso, sua reconfiguração é o tema proposto para o seminário, que levará a São Paulo palestrantes como Gumersindo La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.

Debate sobre como planejar estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets abriu a série de painéis do MediaOn
Debate sobre como planejar estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets abriu a série de painéis do MediaOn
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade