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MediaOn: 'fale bem alto na internet', diz diretor da Africa

17 nov 2012 - 14h42
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Mauricio Tonetto

Para se destacar em meio ao turbilhão de informações do mundo digital e sobreviver na nova realidade da publicidade - influenciada pelas velozes mudanças impostas pela evolução da internet -, o diretor de Digital da Africa Propaganda, Eco Moliterno, defende que o profissional deve falar a mesma língua de quem está do outro lado da tela. E "alto, bem alto", para não correr o risco de não ser ouvido. Participante do segundo painel do MediaOn, seminário internacional de jornalismo online promovido pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, ele estará ao lado de Roberto Martini (CEO Flag/CUBOCC) e Guilherme Glezer (Nike Brasil), no dia 5 de dezembro, às 11h30, debatendo "A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital".

Eco Moliterno, diretor de criação da África Propaganda, também estará presente no MediaOn
Eco Moliterno, diretor de criação da África Propaganda, também estará presente no MediaOn
Foto: Divulgação

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"Para ser relevante no mundo digital, é preciso entregar conteúdos e serviços que estejam de acordo com o que o público espera ver na internet, mas algo que, ao mesmo tempo, surpreenda as pessoas. Em outras palavras, fale a mesma língua de quem está do outro lado da tela. Fale alto, bem alto, senão você não vai ser ouvido", afirmou ele.

Moliterno iniciou sua carreira como ilustrador, aos 16 anos, e aos 19 entrou para a Universidade de São Paulo (USP), onde começou a desenvolver jogos de tabuleiro para a GROW. Ele conquistou os maiores prêmios nacionais de publicidade online e ganhou cinco "Cyber Lions" em Cannes (2003, 2004, 2005, 2008 e 2009). Um de seus segredos para continuar em evidência num mercado cada vez mais competitivo é transformar a liberdade de expressão em oportunidade.

"Já que é impossível controlar o que as pessoas dizem sobre a sua marca nos meios digitais, dê subsídios para que elas falem bem de você. Portanto, crie 'objetos sociais' bacanas em torno do seu produto e elas espalharão uma mensagem positiva a seu respeito. Transforme a liberdade de expressão em oportunidade de disseminação", ensina ele.

Entre os demais participantes do MediaOn 2012 estão Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre "A próxima geração de empresa de mídia". A Copa de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) no painel "O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil".

A influência da tecnologia na produção, distribuição e customização de conteúdos será tema do painel que reunirá Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012.

MediaOn e Rumos 2012

A 6ª edição do MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online e o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural irão discutir o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta - ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. Os encontros são promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural entre os dias 4 e 7 de dezembro. Em 2012, o evento conta ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.

O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne, anualmente, profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças no meio. Nas últimas edições, contou com profissionais de veículos como BBC, The New York Times, CNN, Globo, Facebook, The Guardian, Pro-Publica, Google, Microsoft, Clarín, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Abril, além de agências, anunciantes e especialistas.

Fonte: Terra
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