MediaOn: debatedores discordam sobre anonimato na web
10 nov2010 - 14h00
(atualizado às 14h26)
Compartilhar
Hermano Freitas
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
Os debatedores do segundo painel desta quarta no 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn) mantém na opinião sobre a possibilidade de anonimato na internet o mesmo clima de confronto que na política. Os coordenadores das campanhas petista e tucana polarizaram entre si, enquanto o do Partido Verde ficou no meio termo.
O coordenador da campanha da presidente eleita Dilma Roussef, Marcelo Branco, fez uma defesa veemente da possibilidade de espalhar mensagens sem identificação do usuário. Segundo ele, os blogueiros alternativos, muitos deles "fakes", deram um contraponto na cobertura dos veículos de comunicação oficiais. "O anonimato é um direito e ele é positivo, inclusive serviu para permitir a oposição virtual na China", disse.
A ex-vereadora Soninha Francine rebateu o colega dizendo "ainda bem que não estamos na China, né?". De acordo com ela, o anonimato pode ser usado como forma de assumir posições sem comprometimento ou responsabilidade e isso pode ser usado mal. "Nas votações na Câmara, a votação secreta é usada para votar sem pressão e sem prestar contas para a sociedade", afirmou.
Caio Túlio Costa, que chefiou a bem-sucedida parte virtual da campanha da verde Marina Silva, declarou que a internet simplesmente reproduz o que acontece no meio real. E assim como no mundo físico, o controle do anonimato é impossível. "Não podemos entrar em uma discussão que não está resolvida sequer fora da internet", disse.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".
O debate de abertura do 4º MediaOn, entre Aron Pilhofer, editor de conteúdo interativo do New York Times, e Susan Grant, presidente-executiva da CNN News Services, chegou ao consenso que a narrativa em texto está perdendo espaço na internet para novas plataformas
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O MediaOn 2010 começou nesta terça-feira em São Paulo com o debate sobre as inovações nas redações tradicionais
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A Super Session, abertura do MediaOn 2010, recebe convidados dos gigantes CNN e New York Times
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Aron Pilhofer, editor de interactive news do New York Times e gestor da equipe de jornalistas responsável pelos aplicativos usados em reportagens online do periódico
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan Grant, vice-presidente executiva da CNN News Services, divisão da CNN WorldWide que engloba as atividades digitais da empresa e seus negócios com afiliados
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan é membro do Comitê Executivo da CNN e conta em seu portfólio com o site CNNMoney.com, o serviço CNN Mobile e o portal CNN iReport, uma comunidade de notícias geradas pelos usuários
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan Grant disse que a capacidade de integração de conteúdos e de contar a história com outras nuances, que não sejam só o texto, deverá permear os projetos nos próximos anos
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
"Aquela história de 'adoro escrever, quero ser um jornalista' está com os dias contados. Na web, todo mundo empresta de todo mundo", disse Aron Pilhofer
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Em relação às mídias sociais, Aron Pilhofer afirmou que o New York Times ainda não chegou a um consenso sobre a melhor forma de utilizá-las
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Pilhofer afirmou que para sobreviver nesse mercado competitivo da mídia digital é preciso ter uma visão muito mais ampla do que a dos concorrentes
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
"Temos de observar as novas plataformas que estão disponíveis. É uma questão de envolvimento, de experiência, de estar online. Não basta apenas replicar o que está no papel", afirmou Aron Aron Pilhofer
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A abertura do MediaOn 2010 foi transmitida ao vivo pela internet
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro. Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos