PUBLICIDADE

MediaON

MediaOn: BBC diz que é preciso mostrar como o jornalismo é feito

10 nov 2010 - 19h20
(atualizado em 11/11/2010 às 00h13)
Compartilhar
Hermano Freitas

Vagner Magalhães

Julian Gallo mostra entrevista interativa - Parte 1:
Direto de São Paulo

No debate "Quem são os agentes da nova era do jornalismo", do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), realizado na tarde desta quarta-feira, em São Paulo, o editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais na BBC News Matthew Eltringham, afirmou que com a consolidação das mídias sociais é necessário abrir a cortina e mostrar como o jornalismo é feito.

» Veja a programação completa do MediaOn

» Siga o MediaOn no Twitter

"As redes sociais exigem um jornalismo mais transparente e nos levarão para um jornalismo mais honesto. Elas exigem transparência e prestação de contas. Sempre haverá alguém que sabe mais sobre o que você está escrevendo", disse.

De acordo com ele, as habilidades nas mídias sociais são imprescindíveis para o jornalismo do século XXI. "O jornalista precisa saber o que funciona em cada mídia social. Cada uma delas tem a sua especificidade."

Eltringham disse que pesquisas apontam que os usuários passam 1 minuto no site da BBC e 11 no Facebook. "Se você não estiver lá, estará perdendo audiência. É preciso engajar a audiência em seu jornalismo", disse.

Para Julian Gallo, jornalista argentino especializado em tecnologia e meios interativos, o bom jornalismo precisa suspeitar de tudo o que é publicado nas redes sociais.

"Eu, às vezes, não acredito nem no que eu toco. Os mecanismos que uma corporação de notícias tem para verificar a autenticidade dos conteúdos são amplos. Mas há informações que são impossíveis de ser verificadas. É preciso ter senso comum sobre quais são as fontes confiáveis", disse.

MediaOn

O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.

Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade