PUBLICIDADE

MediaON

MediaOn abre painéis com debate sobre o futuro da notícia

5 dez 2012 - 09h56
(atualizado às 10h55)
Compartilhar

Após a super session de abertura, a 6ª edição do MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online - iniciou às 9h30 desta quarta-feira a série de painéis do evento, que ocorre entre os dias 5 e 7 de dezembro, em São Paulo. O primeiro deles, "Mobile: qual o futuro da notícia?", tem a mediação do colunista do jornal Folha de S. Paulo Nelson Sá.

Inscreva-se e participe do MediaOn 2012

Siga o MediaOn 2012 no Twitter

Cadastre-se no Rumos Itaú Cultural

Entre os debatedores estão o editor-executivo de plataformas móveis do O Globo, Pedro Dória; Terence Reis, sócio e diretor de operações Grupo Pontomobi; e Amy Mitchell, vice-diretora do Pew Research Center's Project for Excellence in Journalism. A conversa procurará entender quais são as últimas tendências e pesquisas, o futuro da mídia móvel e como planejar estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets.

Das 11h30 às 13h, o painel "A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital" reúne criativos e agências para discutir "novas maneiras de ser relevante no turbilhão de informações do mundo digital". O âncora do Jornal da CBN Milton Jung mediará o debate entre o diretor de Digital África Propaganda, Eco Moliterno; o CEO da Flag Holding (Interpublic Group), Roberto Martini; e o gerente de Digital Innovation da Nike do Brasil, Guilherme Glezer.

No terceiro painel, das 15h às 16h30, será discutido como a tecnologia muda a produção, distribuição e customização de conteúdos e quais os desafios para o jornalismo com a adoção das novas tecnologias. No centro do debate, mediado pelo colunista do Estado de S. Paulo e comentarista na RedeTV José Roberto de Toledo, estão: Burt Herman, jornalista, CEO do Storify e fundador do Hack/Hackers; e Carmela Ríos, editora-chefe do Terra Espanha e vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega yGasset 2012.

O editor-chefe do Terra Magazine, Bob Fernandes, será mediador do último painel de hoje, previsto para iniciar às 17h. O debate final terá como tema principal "O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil". Para falar sobre a cobertura jornalística do evento, que pode se tornar mais transparente com a ascensão das redes sociais, foram chamados Andrew Jennings, jornalista investigativo e diretor do site Transparency in Sports; Juca Kfouri, jornalista esportivo Folha de S. Paulo; e Walter de Mattos Jr, presidente do Grupo Lance!.

Junto com a 6ª edição do MediaOn ocorre o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural. Os eventos irão discutir o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta - ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. Os encontros são promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural. Em 2012, o evento conta ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.

O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne anualmente profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio. Nas últimas edições, contou com profissionais de veículos como BBC, New York Times, CNN, Globo, Facebook, The Guardian, Pro-Publica, Google, Microsoft, Clarín, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Abril, além de agências, anunciantes e especialistas.

Debate sobre como planejar estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets abriu a série de painéis do MediaOn
Debate sobre como planejar estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets abriu a série de painéis do MediaOn
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade