PUBLICIDADE

MediaON

Em 2 semanas, Terra transmite MediaOn e Rumos Cultural em SP

20 nov 2012 - 17h04
(atualizado às 17h17)
Compartilhar

O jornalismo, a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta - ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade são os temas da 6ª edição do MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online e do 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, que começam em 14 dias em São Paulo. Os encontros serão promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural entre 4 a 7 de dezembro. Em 2012, o evento conta ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.

Inscreva-se e participe do MediaOn 2012

Siga o MediaOn 2012 no Twitter

Cadastre-se no Rumos Itaú Cultural

O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio.

Rumos e a abundância cultural

Em paralelo ao MediaOn, o Rumos aborda o tema "De gatekeeper ao gatewatcher
", e busca respostas para a abundância de informação na internet, que está reconfigurando o jornalismo cultural. Sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos ampliaram o público e o colocaram diretamente em contato com fontes e produtores, sem intermediários, cabendo ao jornalista de cultura deixar de ser um editor para atuar mais como um moderador.

A perda de influência é apenas um dos dilemas do jornalismo cultural diante da cultura em rede. Por isso, sua reconfiguração é o tema proposto para o seminário, que levará a São Paulo palestrantes como Gumersindo La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.

A mensagem no novo contexto digital

Um dos principais destaques do MediaOn é a presença de Amy Mitchell (Project for Excellence in Journalism), que estará no painel "Mobile: qual o futuro da notícia?", e Guilherme Glezer (Nike), que debaterá "A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital".

Além disso, a influência da tecnologia na produção, distribuição e customização de conteúdos será tema do painel que reunirá Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012.

Entre os participantes do MediaOn estão ainda Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre "A próxima geração de empresa de mídia", e a Copa de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) no painel "O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade