O debate entre um grupo de quatro engenheiros que trabalham nas áreas de publicidade e marketing de grandes empresas, no terceiro painel do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), realizado nesta quarta-feira, em São Paulo, concluiu que hoje os veículos são a própria audiência e que a audiência em massa, vista em décadas passadas, está em extinção. O debate foi mediado pelo diretor geral do Terra Brasil, Paulo Castro.
De acordo com Abel Reis, presidente da AgênciaClick, estamos hoje diante de uma nova cultura de consumo (digital) de mídia. "O que vemos hoje é que as marcas se transformam em conteúdo". Ele citou o exemplo do protótipo do Mio, da Fiat, que recebeu 11 mil idéias relevantes na contrução do carro conceitual. "Foram 17 mil inscritos em 160 países", disse.
Segundo João Batista Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat, atenção ao que se fala nas redes sociais sobre a marca é essencial para um bom posicionamento da empresa. "A marca precisa conversar com as pessoas, já que elas conversam entre si sobre a marca", afirmou.
Carlos Werner, diretor de Marketing da Samsung, lembra que quando se toma a decisão de comprar uma TV, o primeiro lugar que se procura sobre as qualidades do produto é a internet. "Essa é uma fonte realmente importante, que precisa ser acompanhada de perto. Estamos dispostos a conversar com os consumidores".
Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, afirma que anunciante não está nem aí para conteúdo e audiência. O que ele quer é resultado. "A gente tem de contribuir com a venda, não com a educação. Quem tem de fazer isso é professor", disse.
A Super Session, que marcou a abertura do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), teve a presença de convidados
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O debate de abertura do 4º MediaOn, entre Aron Pilhofer, editor de conteúdo interativo do New York Times, e Susan Grant, presidente-executiva da CNN News Services, chegou ao consenso que a narrativa em texto está perdendo espaço na internet para novas plataformas
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Susan Grant disse que a capacidade de integração de conteúdos e de contar a história com outras nuances, que não sejam só o texto, deverá permear os projetos nos próximos anos
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Em relação às mídias sociais, Aron Pilhofer afirmou que o New York Times ainda não chegou a um consenso sobre a melhor forma de utilizá-las
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Para acompanhar a programação, os perfis dos participantes, o blog, vídeos e outras informações do evento acesse http://www.mediaon.com.br
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O encontro, realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural e com transmissão ao vivo pela internet, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
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A partir da terça-feira, dia 10 de novembro, os painéis estarão abertos para o público, sempre com transmissão ao vivo pela internet
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O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
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O jornalista Andre Deak (centro) mediou painel entre o gerente de Serviços Digitais do grupo Clarín, Pablo Mancini (esq.), e o diretor de Infografia e Multimídia da revista Época, Alberto Cairo (dir.)
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Participantes do MediaOn fazem fila antes do painel
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Painel é intitulado "Computadores tablet, e-readers e smartphones - como inovar e produzir conteúdo no mundo digital"
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Para Mancini, o jornalismo atual é consumido em pílulas, enquanto no passado poderia ser comparado a um banquete
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Painel abriu o segundo dia do MediaOn 2010
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Painel atraiu bom público ao Itaú Cultural
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Público acompanha em tempo real as discussões sobre o painel
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Jornalistas participam do segundo dia de debates do MediaOn
Foto: Ricardo Matsukawa / Redação Terra
Publicitários falaram sobre os desafios da comunicação e sobre a infuência da audiência
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Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, afirma que anunciante não está nem aí para conteúdo e audiência
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Paulo Castro fez a mediação do 3º debate do MidiaOn 2010
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Carlos Werner, diretor de Marketing da Samsung, disse que o primeiro lugar que se procura informações sobre as qualidades de um produto é a internet
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Matthew Eltringham (E), da BBC News, e Julian Gallo (D), do Clarín, foram mediados no Painel 4 por Silvia Bassi, publisher da IDG Brasil
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O editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais na BBC News Matthew Eltringham afirmou no Painel 4 que é necessário abrir a cortina e mostrar como o jornalismo é feito
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O painel 4, realizado das 17h30 às 19h, foi o último da quarta-feira, dia 10 de novembro
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Para Julian Gallo, jornalista argentino especializado em tecnologia e meios interativos, o bom jornalismo precisa suspeitar de tudo o que é publicado nas redes sociais
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Painel 7 aborda o fenômeno das redes sociais no Brasil e no mundo
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João Cobra Sander, 13 anos, acompanhou o debate enquanto utilizava o computador para acessar as redes sociais
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A importância das redes sociais na campanha política foi abordada durante o debate
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Público lotou o auditório no encerramento do MediaOn 2010
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Tas e Joe Penna conversam, pelo vídeo, sobre as novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Joe Penna, que fez uma participação por vídeo direto dos Estados Unidos, disse que trabalha para empresas brasileiras ou americanas livremente