Coordenador de Dilma: 'Não se constrói uma reputação em 3 meses'
10 nov2010 - 14h34
(atualizado às 14h42)
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Hermano Freitas
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
O coordenador de internet da campanha de Dilma Rousseff (PT), Marcelo Branco, afirmou que optou por não centrar na imagem de Dilma no Twitter e na TV porque não é possível construir uma reputação em três meses. Segundo ele, a internet não é um meio de comunicação de massa, mas um espaço de expressão individual. Ele disse que a internet foi o terceiro bloco formador de opinião desta campanha, se juntando aos partidos políticos e seus candidatos, além da mídia tradicional.
"Esse terceiro bloco se expressou de forma multimídia por meio das redes sociais. Os eleitores deram um caminho para a campanha, bem diferente da visão da coordenação dessas mesmas campanhas".
Segundo Branco, o resultado que a internet proporciona é imprevisível. "Essa história de ir para casa em um fim de semana e fazer um viral não existe. As coisas chegam na rede e tomam proporções muito além daquilo que se possa imaginar", disse.
Segundo ele, a campanha de Dilma se saiu melhor na blogosfera, entre os inúmeros blogs que apoiaram a candidata, e teve um resultado inferior no Facebook. "Tivemos um volume de comentários nas redes sociais sempre superior à soma das campanhas de Marina e Serra. Os temas religiosos não apareceram de forma relevante nelas", afirmou, afirmou.
De acordo com Branco, a campanha foi bastante despolitizada. "Eu, que nunca tinha trabalhado em uma campanha antes, achei que elas fossem mais politizadas. Mas não foi o que se viu", disse.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".
O debate de abertura do 4º MediaOn, entre Aron Pilhofer, editor de conteúdo interativo do New York Times, e Susan Grant, presidente-executiva da CNN News Services, chegou ao consenso que a narrativa em texto está perdendo espaço na internet para novas plataformas
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O MediaOn 2010 começou nesta terça-feira em São Paulo com o debate sobre as inovações nas redações tradicionais
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A Super Session, abertura do MediaOn 2010, recebe convidados dos gigantes CNN e New York Times
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Aron Pilhofer, editor de interactive news do New York Times e gestor da equipe de jornalistas responsável pelos aplicativos usados em reportagens online do periódico
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan Grant, vice-presidente executiva da CNN News Services, divisão da CNN WorldWide que engloba as atividades digitais da empresa e seus negócios com afiliados
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan é membro do Comitê Executivo da CNN e conta em seu portfólio com o site CNNMoney.com, o serviço CNN Mobile e o portal CNN iReport, uma comunidade de notícias geradas pelos usuários
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan Grant disse que a capacidade de integração de conteúdos e de contar a história com outras nuances, que não sejam só o texto, deverá permear os projetos nos próximos anos
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
"Aquela história de 'adoro escrever, quero ser um jornalista' está com os dias contados. Na web, todo mundo empresta de todo mundo", disse Aron Pilhofer
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Em relação às mídias sociais, Aron Pilhofer afirmou que o New York Times ainda não chegou a um consenso sobre a melhor forma de utilizá-las
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Pilhofer afirmou que para sobreviver nesse mercado competitivo da mídia digital é preciso ter uma visão muito mais ampla do que a dos concorrentes
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
"Temos de observar as novas plataformas que estão disponíveis. É uma questão de envolvimento, de experiência, de estar online. Não basta apenas replicar o que está no papel", afirmou Aron Aron Pilhofer
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A abertura do MediaOn 2010 foi transmitida ao vivo pela internet
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro. Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos