Soninha diz que campanha criou "blogueiro de confiança"
10 nov2010 - 14h25
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Hermano Freitas
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
A coordenadora da campanha do candidato tucano José Serra na internet afirmou, após o segundo painel desta quarta no 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), que a corrida presidencial criou a figura do "blogueiro de confiança". Segundo Soninha, a entidade do militante engajado que mantém um blog político faz as vezes da pessoa próxima que influencia no voto como um parente, o sacerdote ou o amigo que orienta em quem votar.
De acordo com a ex-vereadora, a militância política no País é cada vez mais remunerada e "não existe mais o militante que segura a bandeira na rua de graça". "A internet é o espaço onde ainda existe a militância espontânea", disse. O blogueiro reproduziria o contato pessoal no corpo-a-corpo e poderia ter um papel maior na escolha de candidatos, se o recurso for explorado melhor.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".
O debate de abertura do 4º MediaOn, entre Aron Pilhofer, editor de conteúdo interativo do New York Times, e Susan Grant, presidente-executiva da CNN News Services, chegou ao consenso que a narrativa em texto está perdendo espaço na internet para novas plataformas
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O MediaOn 2010 começou nesta terça-feira em São Paulo com o debate sobre as inovações nas redações tradicionais
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A Super Session, abertura do MediaOn 2010, recebe convidados dos gigantes CNN e New York Times
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Aron Pilhofer, editor de interactive news do New York Times e gestor da equipe de jornalistas responsável pelos aplicativos usados em reportagens online do periódico
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan Grant, vice-presidente executiva da CNN News Services, divisão da CNN WorldWide que engloba as atividades digitais da empresa e seus negócios com afiliados
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan é membro do Comitê Executivo da CNN e conta em seu portfólio com o site CNNMoney.com, o serviço CNN Mobile e o portal CNN iReport, uma comunidade de notícias geradas pelos usuários
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Susan Grant disse que a capacidade de integração de conteúdos e de contar a história com outras nuances, que não sejam só o texto, deverá permear os projetos nos próximos anos
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
"Aquela história de 'adoro escrever, quero ser um jornalista' está com os dias contados. Na web, todo mundo empresta de todo mundo", disse Aron Pilhofer
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Em relação às mídias sociais, Aron Pilhofer afirmou que o New York Times ainda não chegou a um consenso sobre a melhor forma de utilizá-las
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Pilhofer afirmou que para sobreviver nesse mercado competitivo da mídia digital é preciso ter uma visão muito mais ampla do que a dos concorrentes
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
"Temos de observar as novas plataformas que estão disponíveis. É uma questão de envolvimento, de experiência, de estar online. Não basta apenas replicar o que está no papel", afirmou Aron Aron Pilhofer
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A abertura do MediaOn 2010 foi transmitida ao vivo pela internet
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro. Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos