Sem internet não teria 2º turno, diz coordenador de Marina
10 nov2010 - 14h19
(atualizado às 14h25)
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Hermano Freitas
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
O coordenador Web da campanha presidencial de Marina Silva (PV), Caio Túlio Costa, afirmou nesta quarta-feira no 4º Seminário de Mídia Online (MediaOn), que sem a presença da internet não haveria segundo turno na corrida presidencial. Segundo ele, a rede foi imprescindível para que a sua candidata alcançasse a marca de 20 milhões de votos.
Durante a sua apresentação ele fez uma comparação entre a campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos e de Marina Silva na disputa da presidência da República brasileira.
"É uma comparação que não dá para comparar, a começar pelo valor que cada um teve ao seu dispor. O Obama tinha uma máquina partidária, enquanto Marina nem partido tinha direito. Ele arrecadou cerca de US$ 197 milhões somente na Internet, enquanto nós, R$ 179 mil. Mas podemos dizer que a campanha braileira utilizou melhor as redes sociais, que na campanha americana teve uma utilização com muito menos resultados.
De acordo com Túlio Costa a votação de Marina foi muito expressiva, se for levado em conta que ela era praticamente desconhecida no início da campanha. "Nem o (Leonel) Brizola chegou a 20 milhões de votos. Essa é uma marca que nos dá muito orgulho", disse.
O debate de abertura do 4º MediaOn, entre Aron Pilhofer, editor de conteúdo interativo do New York Times, e Susan Grant, presidente-executiva da CNN News Services, chegou ao consenso que a narrativa em texto está perdendo espaço na internet para novas plataformas
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O MediaOn 2010 começou nesta terça-feira em São Paulo com o debate sobre as inovações nas redações tradicionais
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A Super Session, abertura do MediaOn 2010, recebe convidados dos gigantes CNN e New York Times
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Aron Pilhofer, editor de interactive news do New York Times e gestor da equipe de jornalistas responsável pelos aplicativos usados em reportagens online do periódico
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Susan Grant, vice-presidente executiva da CNN News Services, divisão da CNN WorldWide que engloba as atividades digitais da empresa e seus negócios com afiliados
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Susan é membro do Comitê Executivo da CNN e conta em seu portfólio com o site CNNMoney.com, o serviço CNN Mobile e o portal CNN iReport, uma comunidade de notícias geradas pelos usuários
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Susan Grant disse que a capacidade de integração de conteúdos e de contar a história com outras nuances, que não sejam só o texto, deverá permear os projetos nos próximos anos
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"Aquela história de 'adoro escrever, quero ser um jornalista' está com os dias contados. Na web, todo mundo empresta de todo mundo", disse Aron Pilhofer
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Em relação às mídias sociais, Aron Pilhofer afirmou que o New York Times ainda não chegou a um consenso sobre a melhor forma de utilizá-las
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Pilhofer afirmou que para sobreviver nesse mercado competitivo da mídia digital é preciso ter uma visão muito mais ampla do que a dos concorrentes
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"Temos de observar as novas plataformas que estão disponíveis. É uma questão de envolvimento, de experiência, de estar online. Não basta apenas replicar o que está no papel", afirmou Aron Aron Pilhofer
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O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
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A abertura do MediaOn 2010 foi transmitida ao vivo pela internet
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro. Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos