PUBLICIDADE

MediaON

MediaOn: baixaria na campanha presidencial esquenta debate

10 nov 2010 - 13h47
(atualizado às 20h20)
Compartilhar
Hermano Freitas

Vagner Magalhães

Marcelo Branco (dir.), Soninha (centro) e Caio Túlio Costa (dir.) participam de painel mediado por Heródoto Barbeiro (centro)
Marcelo Branco (dir.), Soninha (centro) e Caio Túlio Costa (dir.) participam de painel mediado por Heródoto Barbeiro (centro)
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Direto de São Paulo

O segundo debate desta quarta-feira do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), entre Marcelo Branco, coordenador de internet da candidatura de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República, Soninha Francine, coordenadora de web da campanha de José Serra (PSDB) e Caio Túlio Costa, coordenador web da campanha de Marina Silva (PV), foi dominado pelo tema da "baixaria" na disputa eleitoral para o Planalto.

» Veja a programação completa do MediaOn

» Siga o MediaOn no Twitter

Na opinião de Soninha, muitos agiram de maneira indevida pessoalmente, ainda que a coordenação da campanha não se omitisse nem endossasse tais práticas. "Não endossamos e o quanto pudemos, não se permitiu que isso partisse dos canais oficiais."

Marcelo Branco disse que a campanha de Serra pode ser dividida antes e depois da presença de Soninha na campanha. "Antes de a Soninha entrar na campanha do Serra, a situação era pior, com o disparo de correntes de e-mails de dentro da própria campanha. Depois isso melhorou um pouco, mas tivemos práticas condenáveis".

Fora da briga, Túlio Costa foi mais enfático do papel da internet durante a campanha presidencial. "Podemos dizer que só houve segundo turno por causa da internet. Para quem acha que 20 milhões de votos é pouco, é só lembrar que nem Brizola chegou a esse número".

Os três apresentaram a estruturação das campanhas e como cada um se saiu na campanha. Entre o que eles teriam mudado, Marcelo Branco disse que teria integrado as três frentes da campanha, enquanto Soninha afirmou que teria começado antes a integração entre o site oficial e os canais oficiais da rede. Na campanha de Marina, Túlio Costa disse que teria aproveitado melhor os vídeos.

Os representantes do PT e do PV comentaram o projeto de combate aos cibercrimes, chamando de "AI-5 digital". "Querem criminalizar a internet. Temos que fazer um pacto, já que coordenamos a campanha dos candidatos, e repudiar o AI-5 digital que é o projeto do senador Azeredo", disse Branco. "Temos a responsabilidade de melhorar esse trabalho para que a rede não dê elementos para o AI-5 digital que está vindo aí", disse Costa. A responsável pela campanha de Serra não quis entrar na discussão.

MediaOn

O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.

Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade