PUBLICIDADE

Maranhão teve 24 municípios atingidos por apagão

28 ago 2013 - 18h00
(atualizado às 19h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A queda do fornecimento de energia elétrica em grande parte do Nordeste na tarde desta quarta-feira atingiu 24 cidades do Maranhão. A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) demorou cerca de uma hora para apurar as áreas afetadas no Estado.

Segundo a diretoria de Distribuição da Cemar, foram atingidas 229.648 unidades consumidoras, que ficaram sem energia por cerca de uma hora, entre 15h08 e 16h10.

Foram atingidos os municípios de Caxias, Timon, Tutóia, São João dos Patos, Aldeias Altas, Araioses, Pastos Bons, Passagem Franca, Magalhães de Almeida, Lagoa do Mato, Sucupira do Norte, São João do Sóter, Paraibano, Alto Parnaíba, São Bernardo, Paulino Neves, São Domingos do Azeitão, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Matões, Barão de Grajaú, Sucupira do Riachão, Colinas e Nova Iorque.

Por volta das 15h de hoje, cidades de outros oito Estados do Nordeste ficaram sem luz. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. 

A assessoria do Operador Nacional do Sistema (ONS) informou, às 16h30, que a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida. João Pessoa não foi contabilizada, mas o Terra apurou que a energia na capital paraibana também começava a voltar. 

De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte, e a empresa ainda trabalha para apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.

O gerente da Chesf no Piauí, Airton Feitosa, disse que o ONS revelou que o apagão foi provocado por uma empresa particular de energia elétrica. Após investigação, a Chesf constatou que o blecaute não tem relação com o seu sistema. "A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste", afirmou Feitosa. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade