PUBLICIDADE

Manifestantes ocupam ministério por reforma agrária

Frente Nacional de Luta Campo e Cidade acampa em frente ao prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e quer ser recebido pelo governo

2 fev 2016 - 13h35
Compartilhar
Exibir comentários

Integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) ocupam desde as 4h de hoje (2) o prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília. Por volta das 7h30, cerca de 40 manifestantes seguiram para a Rodoviária do Plano Piloto. Eles bloquearam as seis vias de acesso e queimaram pneus, em protesto pela reforma agrária. Os manifestantes retornaram ao ministério e permanecem acampados em frente ao prédio até serem recebidos por alguma autoridade do governo.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Segundo o Tenente Bellino, da Polícia Militar do Distrito Federal, não houve confronto, e o trânsito ficou engarrafado por aproximadamente meia hora, até que o fogo fosse apagado pelos bombeiros e os pneus, retirados da via.

De acordo com Petra Magalhães, dirigente da FNL, a principal reivindicação do grupo é que a presidente Dilma Rousseff atenda à pauta da reforma agrária. “Queremos que liberem as terras para os trabalhadores rurais sem terra, que façam as políticas de assentamento. Dependendo da negociação, nós vamos nos manter mobilizados.”

Segundo Petra, em todo o Distrito Federal, há aproximadamente 2 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) mobilizados, que também defendem a reforma agrária assim como a FNL – alguns de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul.

Incra

Ontem (1º) o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que fica a aproximadamente 2 quilômetros do ministério, também foi ocupado. Na ação de hoje, de acordo com a PM, participaram cerca de 500 manifestantes.

Agenda

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, está no Rio Grande do Sul, cumprindo agenda de compromissos. Ele deve ficar no Estado até quinta-feira (4). Na sexta-feira (5), participará de entrega do Minha Casa, Minha vida em Minas Gerais. Até o momento, a assessoria não informou se o ministro voltará a Brasília para atender às reivindicações da FNL.

No Bloco A da Esplanada dos Ministérios, além do Ministério Desenvolvimento Agrário, trabalham equipes do Ministério dos Esportes e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade