PUBLICIDADE

Manifestações ganham destaque na imprensa internacional

O The Gardian diz que, diferente das manifestações de 2013, as deste domingo foram promovidas por “uma classe média predominantemente branca”

15 mar 2015 - 18h47
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Os protestos deste domingo ganharam destaque em grandes sites da imprensa internacional
Os protestos deste domingo ganharam destaque em grandes sites da imprensa internacional
Foto: Divulgação

As manifestações contra o governo Dilma Rousseff, que levaram neste domingo (15) mais de um milhão e meio de pessoas às ruas em todo o Brasil tiveram repercussão na mídia internacional. Vários jornais europeus e americanos deram destaque ao evento em suas páginas online, trazendo informações, imagens e análises.

O jornal britânico The Guardian chamou os protestos de “demonstrações de direita” pela frustração com a “economia moribunda” e o escândalo de corrupção na Petrobras. Com o título “Brasil: centenas de milhares de manifestantes pedem o impeachment de Rousseff”, a publicação trouxe uma descrição dos eventos em algumas cidades brasileiras e disse que, diferentemente das manifestações ocorridas na Copa das Confederações em 2013, as registradas hoje foram promovidas por “uma classe média predominantemente branca” que tomou as ruas para pedir o impeachment da presidenta.

Já o Financial Times, com o título “Milhares pedem o impeachment de Rousseff”, destacou que as manifestações aconteceram no início do segundo mandato de Dilma e se somarão “a um clima de instabilidade política que tem empurrado a moeda brasileira para baixo e tornado ainda mais difícil a introdução das medidas de austeridade necessárias para corrigir a deteriorada situação fiscal do Brasil”.

Foto: Divulgação

As manifestações do Brasil foram manchete no site da empresa britânica de notícias BBC neste domingo. O título “Grandes protestos contra a presidente do Brasil” é ilustrado por uma foto de uma brasileira vestida de verde e amarelo, enrolada na bandeira do Brasil, com o braço direito estendido em sinal de protesto. A notícia dá ênfase ao escândalo de corrupção da Petrobras como o fator gerador dos protestos.

O jornal alemão Der Spiegel trouxe o título "Brasil: centenas de milhares vão às ruas para protestar contra o governo", ilustrado por uma foto da manifestação ocorrida em Manaus. No texto, o jornal descreve os eventos nas principais cidades brasileiras e atribui as manifestações à crise econômica e ao escândalo de corrupção da Petrobras. 

Já o espanhol El País deu destaque na machete de seu site para os protestos no Brasil com o título "Um milhão de brasileiros vão contra Dilma Rousseff". No site o jornal conta história de pessoas que estão indo ao protesto e diz que aperta o cerco contra a corrupção na Petrobras.

Foto: Divulgação

Os americanos The Washington Post The New York Times publicaram em seus sites matéria da agência AP mostrando como foram os protestos e dizendo que as manifestações são outra pedra no sapato de Dilma.

Os protestos também foram divulgados pelo site australiano Mashable, que destacou que o país passa por um momento difícil na economia.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade