PUBLICIDADE

Manifestação do Dia da Mulher reúne 2 mil em São Paulo

Mulheres marcharam pela Avenida Paulista para cobrar direitos e descriminalização do aborto

8 mar 2015 - 15h40
(atualizado em 9/3/2015 às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Protesto fechou a Avenida Paulista, em São Paulo</p>
Protesto fechou a Avenida Paulista, em São Paulo
Foto: Vilmar Bannach / Futura Press

A chuva que atingiu a região central da cidade de São Paulo não foi suficiente para impedir a caminhada das mulheres por direitos iguais entre os gêneros neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O grupo se concentrou às 10h em frente ao prédio da Gazeta, na Avenida Paulista, e seguiu em direção ao centro da capital pela Rua Augusta. A Polícia Militar estima que 2 mil pessoas participam do ato.

A coordenadora da Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Nalu Faria, disse que alguns temas persistem na luta das mulheres. “Permanece o tema (da descriminalização) do aborto e a questão da violência, não só a doméstica, mas também a denúncia das práticas patriarcais que permeiam o cotidiano das mulheres”. Entre essas situações ela lembrou as denúncias recentes de estupro na Universidade de São Paulo (USP).

Amelinha Teles, da União de Mulheres de São Paulo, participa do ato com o grupo do Projeto Promotoras Legais Populares. Com faixas vermelhas nos olhos, elas destacam que o Judiciário precisa estar de olhos abertos para corrigir injustiças da sociedade. “Defendemos o acesso aos direitos”, disse Amelinha. Ela ressaltou também a questão da água “Neste ano, definimos como foco o direito à água, que é fundamental para toda a humanidade”.

Colaborou com esta notícia o leitor Líbano Calil, de Arujá (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade