PUBLICIDADE

Mais de 7 mi estudam ou trabalham fora da cidade onde moram

Caso mais emblemático é o de São Paulo, a maior região metropolitana do país

25 mar 2015 - 12h14
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 7,4 milhões de pessoas se deslocam diariamente do município em que vivem para trabalhar ou estudar em outras cidades.

O caso mais emblemático é o de São Paulo, a maior região metropolitana do país - 36 municípios praticamente sem separação entre si e 19,6 milhões habitantes -, onde 1,75 milhões de pessoas precisam viajar diariamente para trabalhar ou estudar.

Na sequência do ranking vem o Rio de Janeiro, cuja região metropolitana contempla 21 municípios e 11,9 milhões de pessoas, das quais cerca de 1 milhão trabalham ou estudam em uma cidade diferente da que moram.

De acordo com o estudo "Regras Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil", elaborado pelo IBGE com base em dados do Censo de 2010, 106,8 milhões de brasileiros, o equivalente a 55,9% da população do país, vivem nas 934 cidades que formam 294 arranjos populacionais, nome dado pelo órgão para grandes agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração.

População do Brasil passa de 202 milhões de habitantes:

A região Sudeste conta com concentrações urbanas quais vivem um pouco mais de 25% dos brasileiros: 57,8 milhões. Já o país tem nove arranjos populacionais com mais de 2,5 milhões de habitantes e que reúnem cerca de 30% da população.

Além das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, outras concentrações com mais de 2,5 milhões de habitantes estão em Belo Horizonte (4,7 milhões em 23 municípios), Recife (3,7 milhões em 15 municípios), Porto Alegre (3,7 milhões em 26 municípios), Salvador (3,4 milhões em nove municípios), Brasília (3,4 milhões em onze municípios), Fortaleza (3,3 milhões em oito municípios) e Curitiba (3 milhões em 18 municípios).

O número de arranjos populacionais com mais de 1 milhão de habitantes chega a 20 e nem todos são formados por capitais de estados, já que há na lista cidades importantes como Campinas e São José dos Campos, ambas no interior de São Paulo.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade