PUBLICIDADE

Oriente Médio

Lula veste lenço palestino e é aplaudido em Ramallah

17 mar 2010 - 05h42
(atualizado às 15h51)
Compartilhar
Gabriel Toueg
Direto de Ramallah

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta quarta, a "Rua Brasil" na cidade palestina de Ramallah, na Cisjordânia. Após o ato de inauguração, Lula vestiu uma kfiah, lenço palestino que virou símbolo da luta palestina, semelhante ao usado por Yasser Arafat, ex-presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), morto em 2004.

Lula usa o tradicional lenço palestino
Lula usa o tradicional lenço palestino
Foto: AFP

Lula foi recebido com muitos aplausos por palestinos na cidade, em cerimônia na qual estiveram a primeira-dama Dona Marisa, o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Salam Fayyad, e a prefeita de Ramallah, Janet Mikhail. Muitos brasileiros que vivem na Cisjordânia também presenciaram o evento, e gritaram "Viva Lula. Viva o Brasil".

Logo depois da inauguração, o presidente discursou dentro da Muqata, sede do governo da Autoridade Nacional Palestina e local no qual Arafat ficou cercado pelo Exército israelense na primavera de 2002. Caminhando pelo local ao lado de Abbas, Lula apontou para o edifício em que Arafat esteve e chamou o chanceler Celso Amorim, que estava à distância. "Celso, foi aqui, veja", disse.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade