PUBLICIDADE

Lula e Raúl Castro visitam obras de ampliação de porto em Cuba

31 jan 2013 - 12h37
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente de Cuba, Raúl Castro, visitaram na última quarta-feira o projeto de ampliação do porto de Mariel, que está sendo executado com investimento do Brasil. Segundo o jornal Granma, Raúl Castro comentou a Lula que se trata "da obra mais complexa iniciada em Cuba" e destacou a importância estratégica que terá esse porto não só para a ilha, mas para a região e particularmente para a bacia do Caribe.

Lula discursou em Cuba
Lula discursou em Cuba
Foto: EFE

A ampliação do Mariel, situado a cerca de 45 quilômetros a oeste de Havana e que aspira ser a principal porta de entrada e saída do comércio exterior cubano, é o mais importante investimento que se desenvolve atualmente na ilha, com um montante de cerca de US$ 900 milhões, dos que 640 correspondem a um crédito fornecido pelo Brasil.

A execução das obras se desenvolve através da Associação Econômica Internacional, integrada pela empresa construtora cubana Quality e a brasileira COI. Este projeto é o início da Primeira Zona Especial de Desenvolvimento do país e sua extensão abrange cerca de 465 quilômetros quadrados aproximadamente.

Inclui um terminal de contêineres que será o centro da futura Zona Especial de Desenvolvimento Mariel e que será conectado com diferentes áreas de desenvolvimento e indústrias na região, tudo isso através de uma infraestrutura viária, ferroviária e de comunicações de altas prestações.

O porto de Mariel também tem como objetivo aproveitar a potencialidade que vai representar a ampliação do Canal do Panamá no ano de 2015, já que implicará um novo cenário para o comércio marítimo na bacia do Caribe com o aumento do tráfego de navios de maior calado.

Antes do fim de 2013, uma parte das instalações começará a funcionar, incluindo os primeiros 700 metros de píer.

Segundo o Granma, Lula destacou que a obra do Mariel avança de forma extraordinária e expressou seu desejo de que este porto contribua para o desenvolvimento de Cuba e para a concretização de uma importante zona industrial.

O ex-presidente brasileiro chegou na segunda-feira a Cuba para participar da 3ª Conferência Internacional "Pelo equilíbrio do mundo" e, em sua estadia na ilha se reuniu tanto com Raúl Castro como com seu irmão mais velho, o ex-presidente Fidel, 86 anos, e afastado do poder desde 2006.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade