PUBLICIDADE

Lula dedica mensagem de esperança a jovens dominicanos

1 fev 2013 - 00h16
(atualizado às 06h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta quinta-feira em Santo Domingo uma mensagem de esperança aos jovens e lhes convidou a serem perseverantes atrás de seus objetivos, porque "não deve existir nada que faça com que um jovem perca a esperança".

Lula também reservou palavras para o governante dominicano, a quem aconselhou a "ser fiel ao povo" e a não mentir, mesmo em épocas de problemas
Lula também reservou palavras para o governante dominicano, a quem aconselhou a "ser fiel ao povo" e a não mentir, mesmo em épocas de problemas
Foto: EFE

O ex-mandatário fez esta declaração no ato de entrega do Prêmio Nacional da Juventude da República Dominicana, onde lembrou suas origens como oitavo filho de uma família de trabalhadores rurais e sua trajetória até chegar à presidência.

Lula foi o primeiro membro de sua família que obteve um diploma profissional, o que lhe permitiu conseguir um trabalho que lhe serviu para ter "um carro, uma casa e uma televisão", para depois melhorar em seu emprego e chegar a ser presidente de um sindicato e a criar um partido político, explicou.

"E me transformei em presidente da República", disse entre aplausos do público que assistiu ao ato no Salão das Cariátides do Palácio Nacional, sede da presidência dominicana.

O ex-presidente, que esta noite participou de um jantar oferecido pelo presidente dominicano, Danilo Medina, e amanhã pronunciará uma conferência em Santo Domingo, encorajou também os jovens a serem perseverantes e lembrou as palavras de sua mãe: "Não desista nunca e busque o que você precisa".

Lula também reservou palavras para o governante dominicano, a quem aconselhou a "ser fiel ao povo" e a não mentir, mesmo em épocas de problemas.

"Nunca deixe de dizer a verdade olhando nos olhos. O povo entende, é generoso, mas não gosta que os governantes se escondam", disse o ex-mandatário, que arrancou de novo os aplausos do público ao assegurar que um mandato de quatro anos "é pouco tempo".

Lula e Medina se reuniram em particular antes do ato de entrega dos prêmios e o brasileiro revelou que, nesse encontro, perguntou a seu anfitrião que problema abordaria se durante seu mandato tivesse que escolher um só, ao que este respondeu que apostaria em melhorar a educação.

O líder dominicano, que recebeu por isso os elogios de seu convidado, definiu Lula como "uma fonte de inspiração para a América Latina" por seus programas contra a pobreza e lembrou que durante seu Governo tirou dela 40 milhões de brasileiros, enquanto sua sucessora, Dilma Rousseff, se propõe fazer o mesmo com outros 15 milhões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade