PUBLICIDADE

Mundo

Lugo anuncia que Lula tem câncer durante Cúpula Ibero-Americana

29 out 2011 - 14h07
(atualizado às 15h33)
Compartilhar

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, anunciou neste sábado durante a Cúpula Ibero-Americana a notícia de que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sofre de um câncer de laringe, e recomendou aos líderes presentes que façam revisões periódicas. "Devemos nos consultar periodicamente porque muitas vezes não temos nossa saúde em dia", disse Lugo, que foi diagnosticado em agosto de 2010 com um câncer linfático. Ele recebeu tratamento no Brasil e no Paraguai e diz já estar curado.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer
Foto: Getty Images

O presidente do Equador, Rafael Correa, também fez referência ao estado de saúde de Lula, e desejou que se recupere. "Tomara que Lula possa vencer esta nova batalha como um grande lutador", disse Correa.

"O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou exames no dia neste sábado no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe", diz o comunicado da instituição, que revelou o início do tratamento de quimioterapia para os próximos dias.

Lula, que fez 66 anos na última quinta-feira, "está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatório", detalha a nota, assinada pelo médico Antonio Carlos Onofre de Lira, diretor do Hospital Sírio-Libanês. Nesse mesmo hospital se tratou Lugo e também a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que foi diagnosticada com um câncer no sistema linfático em 2009.

O governo brasileiro também ofereceu tratamento no Hospital Sírio-Libanês para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que optou por ser acompanhado por médicos cubanos. Lugo lembrou neste sábado que Chávez não participa da Cúpula Ibero-Americana de Assunção por causa da sua doença.

EFE   
Compartilhar
Publicidade