PUBLICIDADE

Lobão confirma desligamento completo de Itaipu

10 nov 2009 - 23h44
(atualizado em 11/11/2009 às 09h12)
Compartilhar
Keila Santana
Direto de Brasília

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que houve um desligamento completo da usina de Itaipu devido à falha das linhas abastecidas por Furnas. Segundo ele, causas atmosféricas podem ter gerado o apagão no Estado do Rio de Janeiro - o mais atingido -, parte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e também o Paraguai. Segundo Lobão, Itaipu já voltou a ser energizada.

Em São Paulo, a avenida 23 de Maio, no sentido do aeroporto de Congonhas, ficou às escuras
Em São Paulo, a avenida 23 de Maio, no sentido do aeroporto de Congonhas, ficou às escuras
Foto: Reinaldo Marques / Terra

Além dos locais citados pelo ministro, também foram registrados apagões no Espírito Santo, em Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

"Imagina-se que uma tempestade de grande intensidade possa ter contribuído para desligar as linhas de Itaipu e, por consequência, outras linhas saíram de funcionamento". O ministro de Minas e Energia disse que o Operador Nacional do Sistema (ONS) procura as causas, mas afirma que o mais importante é assegurar o fornecimento de energia, do que descobrir os motivos da falha.

Lobão negou que o apagão dessa noite tenha relação com o de 2001. "O sistema não é frágil, é o mais seguro do mundo. No apagão de 2001 não havia sistema interligado e havia ausência de linhas de transmissão. Hoje não, 98% das linhas são interligadas."

Técnicos do ONS devem restabelecer o fornecimento ainda esta noite. O ministro foi informado do desligamento de Itaipu durante reunião com o presidente Lula sobre a divisão dos royalties do pré-sal.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade