0

Levantamento mostra os nomes preferidos nos últimos 120 anos

31 dez 2009
11h58
atualizado às 14h04
  • separator
Andressa Tufolo
Direto de São Paulo

Levantamento feito pelo Terra junto ao Certifixe, que monitora os registros de nascimento de 24 cartórios de oito Estados, mostra quais os nomes mais comuns registrados no País nos últimos 120 anos. Não foi possível separar as certidões de nomes compostos, como Ana Paula ou João Paulo, por exemplo - aparece apenas o primeiro nome. E apesar de o levantamento não ter peso estatístico, ele é uma amostra de como o brasileiro nomeou a prole desde o fim do século retrasado.

E se você pensou que os campeões em preferência foram José e Maria, acertou. Maria, aliás, foi o nome mais escolhido para as mulheres em dez das doze décadas analisadas. Perdeu para Ana nos períodos 1980-1989 e 1990-1999, voltando ao topo nestes últimos dez anos.

Já entre os homens, José é o tal. Em nove das doze décadas levantadas ele foi o mais usado. No fim do século XIX, entre 1890 e 1899, deu João. Depois foram 90 anos com o predomínio de José. Até que nos anos 1990 Lucas venceu a disputa. A década atual é a mais acirrada. Depois de 100 anos, João voltou a ser o nome masculino preferido, seguido de perto por Gabriel, Lucas, Pedro e Matheus, nessa ordem.

O levantamento também traz outras conclusões interessantes. Por três décadas seguidas, entre 1930 e 1959, José, Antonio, João, Luiz e Benedito foram os cinco nomes masculinos mais populares. Alguns nomes só aparecem bem na lista em determinadas décadas. Casos de Paulo, Sérgio e Cláudio, que imperaram nos anos 60, assim como Rodrigo, que apareceu com força nos anos 70 e 80.

Entre as mulheres, há períodos ainda mais marcados por certas preferências. Vera (décadas de 1940 e 1950), Márcia, Sandra e Sônia (anos 1960), Adriana, Luciana e Patrícia (anos 1970), Aline, Juliana e Vanessa (anos 1980), Bruna, Jéssica e Larissa (anos 1990) e Júlia, Letícia e Vitória (nos anos 2000).

Veja também:

Polícia investiga ação do PCC nas eleições em SP
Fonte: Especial para Terra
publicidade