PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Latino-americanos chegam ao Rio para encontrar com papa Francisco

20 jul 2013 - 20h22
(atualizado às 21h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A chegada do primeiro papa latino-americano ao Brasil atraiu milhares de jovens ao País, que estiveram presentes neste sábado com suas bandeiras nas ruas do Rio de Janeiro com o desejo de ver, a partir de segunda-feira, um pontífice que consideram estar mais próximo da realidade do continente.

Papa Francisco vem ao Brasil pela primeira vez; veja agenda

"É uma bênção para nós latinos. Isso nos ajuda a ter mais fé, porque conhece a realidade do continente", disse à Agência Efe Simón Romero, um jovem venezuelano de 19 anos que chegou ao Brasil nesta semana junto com outros peregrinos de sua paróquia.

As autoridades afirmam que cerca de dois milhões de pessoas participarão dos atos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), motivo da visita do papa ao Brasil na próxima semana.

Entre os peregrinos registrados, os maiores números vêm do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Chile, com grande presença de outros países latino-americanos, de acordo com a organização.

Além da proximidade geográfica, muitos fizeram um esforço para vir para conhecer um papa que fará sua primeira viagem internacional ao continente no qual nasceu.

Fábio Augusto Garcez, um voluntário carioca de 28 anos, acredita que por sua experiência na América Latina "pode fazer com que a Igreja esteja mais próxima do povo".

Garcez citou como prova disso a mudança de sua itinerário da próxima segunda-feira, já que o pontífice fará um passeio no papamóvel pelo centro da cidade não previsto inicialmente, antes da cerimônia de boas-vinda com autoridades do Brasil no Palácio da Guanabara.

Paulo Vinícius Costa Ferreira, outro voluntário de 22 anos, destacou a "humildade" do papa Francisco e seu conhecimento dos problemas das pessoas comuns na América Latina.

Ambos os voluntários foram neste sábado à praia de Copacabana, onde trabalhadores arrumavam os últimos detalhes da Via-Sacra e do enorme altar onde Francisco reunirá cerca de 1,5 milhão de fiéis na quinta-feira e na sexta-feira pela noite, segundo cálculos da Prefeitura.

Na avenida da praia, alguns dos tradicionais artistas de esculturas de areia criaram imagens do pontífice, inclusive pintadas, para atrair doações dos católicos. Um grupo grande de argentinos caminhava pela praia com camisetas com símbolos cristãos aos gritos de "Argentina, Argentina".

Ter um papa argentino "é um orgulho, uma bênção grandíssima, uma graça de Deus", opinou Beto Pescoço, 28 anos, que chegou ao Rio de Janeiro para repetir a experiência "inesquecível" que teve na JMJ de Madri em 2011.

"Suas palavras são muito singelas, mas ao mesmo tempo têm uma forte mensagem, ele transmite a cada pessoa, a cada fiel um amor, uma paz. Acho que vai mudar algo na América, na Europa, na África, na Ásia e na Oceania", acrescentou.

De todos os católicos do mundo, 43% ou 501,33 milhões de pessoas vivem na América Latina, segundo dados do Vaticano de 2010. O Brasil é o país com maior número de católicos, com 163,3 milhões, seguido do México, com 99,7 milhões.

Mesmo assim, no Brasil houve um retrocesso de 1,3% no volume de fiéis desde 2000, enquanto os cultos evangélicos aumentaram em mais de 61% no mesmo período, até os 42,3 milhões de pessoas, segundo o último censo do País.

Ferreira espera que um dos efeitos da JMJ seja a "conversão" de muitos jovens. Ele mesmo diz ter sentido um fortalecimento de sua própria fé ao participar de atividades como voluntário.

"É uma experiência única estar em contato com jovens de todo o mundo, ver que outras pessoas têm a mesma fé, a mesma crença", indicou.

Essa energia da religião compartilhada não tem idade, como testemunha Maria da Conceição, uma brasileira de 62 anos que acolheu Romero e outros dois jovens venezuelanos em sua casa, onde vive com o marido e um filho.

"São jovens cheios de vida, me sinto renovada com este encontro, porque eles me estão trazendo a pessoa de Cristo, o amor, e eu estou muito feliz por isso", disse.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade