PUBLICIDADE

Justiça ouve hoje menores suspeitos de estupro no Piauí

Jovens, apreendidos em flagrante, respondem por tentativa de homicídio, associação criminosa e estupro

11 jun 2015 - 08h57
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça do Piauí ouve nesta quinta-feira (11), em Teresina, os quatro menores suspeitos de participar do estupro e das agressões a quatro adolescentes no interior do estado, no fim de maio.  O caso ocorreu na cidade de Castelo do Piauí, a 180 quilômetros da capital. As meninas, com idade entre 15 e 17 anos, foram encontradas violentadas e inconscientes. Uma delas morreu domingo (7), outra permanece internada e duas tiveram alta médica.

Segundo o promotor de Justiça de Castelo do Piauí, Cesário Cavalcante, os menores respondem pelos atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, três tentativas de homicidios - todos com agravante de feminicídio e tentativa de feminicídio -, associação criminosa e estupro. Os menores foram apreendidos em flagrante e estão internados em Teresina.

Siga o Terra Notícias no Twitter

“Eu não tenho dúvida de que eles continuarão internados. Devem permanecer pelo prazo máximo de três anos. Todo o estado do Piauí está indignado, porque foi uma selvageria”, disse o promotor. Participarão da audiência, além dos menores e da Promotoria, os pais deles e os defensores públicos. As vítimas e testemunhas devem ser ouvidas em outra data, segundo Cavalcante.

Apesar de o caso tramitar na comarca de Castelo do Piauí, a audiência ocorre em Teresina porque a polícia não garantiu a segurança no prédio da Justiça no interior. “A população ainda está muito chocada, revoltada com tudo. Na época, a delegacia quase foi invadida, populares atearam fogo a pneus. Temíamos que o Fórum fosse invadido”, disse o gerente do Interior da Polícia Civil do Piauí, Williame Moraes.

Além dos menores, um adulto é suspeito de participar do estupro. Ele está preso e a data do julgamento ainda não foi marcada. Para o delegado responsável pelo caso, Laércio Evangelista, não resta dúvida de que os cinco participaram do estupro e das agressões. “Ficou provada a participação de todos por meio de depoimentos - como confissão dos menores e de testemunhas - e exames periciais”, disse.

No inquérito, conduzido pelo delegado, foram ouvidas duas vítimas e pessoas que ajudaram a socorrer as adolescentes. O laudo de local do crime foi entregue à polícia, faltando ser concluído o exame de DNA, que fará a comparação do material genético colhido dos suspeitos e das meninas logo após o crime.

As investigações mostraram que as quatro jovens foram estupradas, agredidas e arremessadas do alto de um penhasco, no último dia 27 de maio. As meninas haviam ido a um ponto turístico de Castelo do Piauí, cidade com cerca de 18 mil habitantes,

A Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres no Brasil e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) lamentaram o episódio.

Para a ONU Mulheres, o caso chocou todo o Brasil e a América Latina pela crueldade com que as adolescentes “foram alvo da violência sexista, tendo seus corpos violados, torturados e mutilados”. A SPM expressou “todo apoio e solidariedade às vítimas, aos parentes e à população piauiense”.

Estudo aponta que 70% dos casos de abuso sexual são crianças e adolescentes:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade