PUBLICIDADE

Juíza ordena retificação de atestado de óbito de jovem morto pela ditadura

Documento apontava que estudante torturado no DOI-Codi, em São Paulo, teria morrido em decorrência de suposto atropelamento

16 dez 2013 - 22h21
(atualizado às 22h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Acolhendo manifestação da Comissão da Verdade, a Justiça de São Paulo determinou nesta segunda-feira a retificação da causa da morte do estudante Alexandre Vannucchi Leme, assassinado durante a ditadura militar. A decisão é da juíza Renata Mota Maciel Madeira Dezem, da 2ª Vara de Registros Públicos da Capital.

O expediente de retificação foi instaurado pela Comissão da Verdade, por solicitação de irmãos da vítima, que pleiteavam a alteração da causa mortis no atestado de óbito do estudante. Segundo as conclusões da comissão, a morte de Alexandre teria resultado de lesões decorrentes de torturas e maus-tratos sofridos quando estava nas dependências do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), em São Paulo, e não em razão de "lesão traumática crânio-encefálica" causada por suposto atropelamento, como constava em seu atestado de óbito.

Com base nesses argumentos, a magistrada, acolhendo a manifestação da Comissão da Verdade, deferiu o pedido e ordenou a retificação no assento de óbito da vítima.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura/">Desaparecidos da ditadura</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade