PUBLICIDADE

Jornalistas condenam ataques a canais de TV durante protestos

18 jul 2013 - 20h37
(atualizado em 23/7/2013 às 21h46)
Compartilhar

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), condenou nesta quinta-feira "com veemência" os ataques sofridos na noite de quarta-feira contra a sede administrativa da "Rede Globo" e um veículo do "SBT" durante os protestos no Rio de Janeiro.

"Esses atos de vandalismo são incompatíveis com o legítimo direito à manifestação, e refletem o caráter autoritário de quem os pratica", afirmou a ANJ em comunicado.

Os editores compararam estes atos à "violência contra a liberdade de expressão e a democracia" e disse que, "em última análise, busca atingir o direito dos cidadãos de serem livremente informados".

Os protestos que começaram na noite de ontem e invadiram a madrugada desta quinta-feira aconteceram após uma manifestação na porta da casa do governador do Rio, Sérgio Cabral.

Um grupo de manifestantes violentos causou danos em pelo menos cinco agências bancárias, pontos de ônibus, bancas de jornais, placas publicidade e algumas lojas de roupa em Ipanema e no Leblon, zona sul da cidade.

Durante os protestos, que começaram em junho, muitos jornalistas da "Globo" se viram forçados a tirar o logotipo de seus microfones para evitar agressões. Em junho, em São Paulo, uma unidade móvel de jornalismo da "Rede Record" foi incendiada durante as manifestações.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade