PUBLICIDADE

Rodrigo Janot pede prisão de Renan, Sarney e Jucá

Senadores e ex-presidente são suspeitos de tentar interferir nas investigações da Lava Jato.

7 jun 2016 - 08h05
(atualizado às 08h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Rodrigo Janot
Rodrigo Janot
Foto: Agência Brasil

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do senador Romero Jucá (PMDB-RR), por tentarem interferir nas investigações da Operação Lava Jato.

Segundo publicou o jornal O Globo nesta ter­ça-feira (7), o ministro do STF Teori Zavascki já teria recebido o pedido de prisão há uma semana.

Citando um interlocutor de ministros do STF, o jornal afirma que o procurador-geral também pediu o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado, utilizando argumentos semelhantes aos que levaram à suspensão do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como presidente da Câmara.

Em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, os senadores e o ex-presidente discutiam meios de barrar as investigações. As suspeitas são consideradas mais graves do que os motivos que levaram à prisão do senador Delcídio do Amaral, em novembro.

Segundo a fonte citada pelo jornal, cujo nome não foi divulgado, Delcídio teria tentado manipular a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró enquanto Sarney, Renan e Jucá planejavam bloquear a Lava Jato.

Após firmar acordo de delação premiada, Machado afirmou que teria distribuído 70 milhões de reais em propinas para Sarney, Renan, Jucá e outros políticos do PMDB, como os senadores Edison Lobão e Jader Barbalho, nos 12 anos em que esteve na Transpetro.

Os ministros do STF devem decidir se o presidente do Senado ainda possui os requisitos para permanecer no cargo e na linha sucessória da presidência da República. O processo contra Eduardo Cunha poderá servir de base para a decisão dos ministros do Supremo, onde Renan é alvo de 12 inquéritos.

Sarney teria exercido papel decisivo no processo de impeachment da presidente Dilma Roussef, Mesmo sem mandato, o ex-presidente possui forte influência tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

O pedido de prisão foi irá depender da decisão do plenário do STF. Segundo O Globo, o ministro Teori já teria conversado com seus colegas some o tema. Esta seria a primeira vez que um procurador-geral da República pede o afastamento e a prisão de um presidente do Senado.

RC/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade