PUBLICIDADE

Itamaraty considera injustificável detenção de brasileiro em Londres

O brasileiro David Miranda ficou detido por nove horas em aeroporto de Londres. Ele é namorado do jornalista que revelou espionagens dos EUA

18 ago 2013 - 17h29
(atualizado em 19/8/2013 às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários
David Miranda (esq.) ficou detido por nove horas em aeroporto de Londres
David Miranda (esq.) ficou detido por nove horas em aeroporto de Londres
Foto: AP

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota na tarde deste domingo classificando como "injustificável" a detenção do brasileiro David Miranda por aproximadamente nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres. Miranda é namorado do jornalista do periódico britânico The Guardian Glenn Greenwald, responsável por publicar uma série de denúncias sobre a espionagem americana.

Na nota, o Itamaraty disse que o governo brasileiro está preocupado com o episódio e disse que a detenção, baseada na legislação britânica de combate ao terrorismo, é injustificável. "Trata-se de medida injustificável por envolver indivíduo contra quem não pesam quaisquer acusações que possam legitimar o uso de referida legislação. O governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repitam", diz a nota.

Segundo o Guardian, David Miranda foi detido no aeroporto enquanto aguardava o retorno ao Brasil depois de uma viagem à Alemanha. A detenção pela Scotland Yard aconteceu com base num artigo da lei antiterrorismo, uma controversa legislação aplicada em aeroportos e portos que permite prender suspeitos sem mandado judicial e sem permitir que se chame um advogado. Mesmo depois de liberado, Miranda teve todos os seus equipamentos eletrônicos confiscados – telefone celular, laptop, câmera, pen drives, DVD’s e um videogame.

Jornalista americano ameaça governo após namorado ficar detido:

Desde o dia 5 de junho, o jornalista Glenn Greenwald vem publicando uma série de reportagens no jornal britânico para revelar as ações de espionagem da National Security Agency (NSA), a partir de documentos vazados pelo ex-funcionário da CIA Edward Snowden, que está exilado na Rússia. 

"Esse é um ataque profundo à liberdade de imprensa", disse o jornalista Glenn Greenwald sobre o episódio. "Deter meu companheiro por nove horas inteiras e negar-lhe um advogado, e depois tomar grandes quantidades de suas posses, é claramente uma tentativa de mandar um recado de intimidação", afirmou neste domingo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade