PUBLICIDADE

Itaipu volta a operar normalmente após apagão

11 nov 2009 - 06h52
(atualizado às 09h52)
Compartilhar

A Usina Hidrelétrica de Itaipu informou através de seu perfil no Twitter que voltou a operar normalmente nesta quarta-feira, após o apagão que atingiu 10 estados e o Distrito Federal. Segundo a usina, 18 unidades geradoras de energia estão produzindo mais de 10 mil megawatts para o Brasil e para o Paraguai. Jorge Samek, diretor-geral de Itaipu, disse em entrevista à Globo News no início desta manhã que foi descartado que o apagão foi causado por queda de torres ou explosão de transformadores.

Em São Paulo, poucas janelas tinham luz nesta avenida
Em São Paulo, poucas janelas tinham luz nesta avenida
Foto: Reinaldo Marques / Terra

No serviço de microblogs, Itaipu afirmou que vai colaborar na apuração das causas do blecaute e que indícios apontam para falha na transmissão entre o Paraná e São Paulo. Durante a noite de terça foi criado o perfil para informar a sociedade sobre a operação de Itaipu, que parou pela primeira vez em 25 anos de história. Na madrugada, Itaipu divulgou um comunicado relatando que o apagão não teve origem na usina, sendo motivado por um problema na transmissão de energia elétrica, de responsabilidade da estatal Furnas.

"A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão", afirma a nota publicada no site oficial da usina. Dez Estados e o Distrito Federal foram atingidos por queda de energia elétrica na noite desta terça - São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade